Skip to content

Sala de Situação de Saúde

Imprimir E-mail

A sala de situação de saúde é um espaço físico e virtual onde a informação em saúde é analisada sistematicamente por uma equipe técnica, para caracterizar a situação de saúde de uma população.

São espaços de inteligência em saúde, dotados de visão integral e intersetorial, que partindo da análise e da avaliação permanente da situação de saúde, atuam como instância integradora da informação que gera a vigilância em saúde pública nas diferentes áreas e níveis, constituindo assim um órgão de assessoria direta capaz de aportar informação oportuna e relevante para apoiar, -com uma base técnico-científica-, o processo de tomada de decisões. Na mesma, a informação é apresentada e divulgada em diversos formatos como tabelas, gráficos, mapas, documentos técnicos ou relatórios estratégicos.

Em termos de seus usos e funções, as salas de situação de saúde, estão voltadas para planejar e avaliar ações em saúde; apoiar a definição dos programas e políticas que melhorem a saúde; avaliar a qualidade e o acesso aos serviços; apoiar a vigilância da saúde pública, incluindo a vigilância das doenças sujeitas a regulamento internacional; dirigir a resposta dos serviços de saúde em situações de emergência como surtos epidêmicos ou desastres naturais. Também para difundir informação em saúde à comunidade, interagindo e fomentando a saúde.

Conheça experiências em Sala de Situação em Saúde:

Oficina sobre Salas de Situação de Saúde no Brasil, 26 e 27 de maio de 2009

Experiencias sobre Salas de Situación de Salud en la Región, México 24, 25 y 26 de Julio de 2007

Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil

Observatório de saúde da região metropolitana de São Paulo

Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde - CIEVS

Painel de Informações em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - PISAST

Sala de Situação do Departamento de Saúde Indígena - Informações sobre a influenza A por H1N1 entre os indígenas no Brasil

Última atualização em Qua, 11 de Maio de 2011 06:02

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595