Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Home


Condições de saúde e trabalho no setor saúde

Active ImageA publicação “Condições de Saúde e Trabalho no Setor Saúde”, é resultado do Programa de Cooperação Internacional em Saúde firmado entre OPAS/OMS e SGTES/MS (TC 41) e está disponível no site da OPAS (links abaixo). O livro integra a série Nescon de Informes Técnicos Nº 2, da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a coordenação do dr. Francisco Eduardo Campos. O livro apresenta o Plano para os Países da América Latina e Caribe (ALC), elaborado a partir das contribuições obtidas na oficina “Condições de Saúde dos Trabalhadores do Setor Saúde”, realizada em janeiro de 2006 em Ouro Preto (MG), com a participação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), e de especialistas de diferentes países.

O lançamento do livro ocorreu durante o evento Marco Conceitual e Análise da Situação de Informação e Capacidades Institucionais, de 12 a 14 de agosto de 2008, realizado em Belo Horizonte. Participaram do evento representantes do setor saúde do Brasil, Argentina, Equador, México, Uruguai, Peru e Costa Rica.

Objetivos

O objetivo geral do Plano de Trabalho para os Países da América Latina e Caribe é o de contribuir para o melhoramento das condições de saúde e trabalho dos trabalhadores do setor no marco de Políticas Públicas de Recursos Humanos. Os objetivos específicos incluem o apoio ao desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais para a melhoria das condições de saúde e trabalho dos trabalhadores do setor saúde; proteção social com enfoque em direitos; sistemas de atenção e ambientes de trabalho saudáveis; fortalecer a capacidade das instituições na análise de situações de trabalho e saúde; analisar os determinantes da situação de trabalho e de saúde dos trabalhadores; e criar idicadores para o monitoramento e evaliação da situação de trabalho e saúde dos trabalhadores do setor saúde.

O foco da publicação está de acordo com as metas das declarações mundiais de saúde para todos e com o projeto regional que busca a integração entre as políticas dos vários países envolvidos de modo a permitir a máxima eficiência nos resultados, resguardando a saúde e a segurança dos trabalhadores. Desse modo, as políticas públicas desenvolvidas almejam trabalhadores capacitados para assumirem competências no âmbito da atenção à saúde das populações.


Nos links abaixo estão disponíeis as versões em espanhol e em inglês:

http://www.opas.org.br/informacao/UploadArq/CST_Salud.pdf
http://www.opas.org.br/informacao/UploadArq/HWC_Health.pdf

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595