Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Pró-Rede Pan-Amazônica

Active Image

III Encontro Pró-Rede Pan-Amazônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.

Nos dias 21 e 22 de agosto de 2008, realizou-se o III Encontro Pró-Rede Pan-Amazônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. O objetivo da reunião foi analisar os avanços da Rede Pan-Amazônica, bem como identificar as necessidades e prioridades de cooperação no campo do ensino e pesquisa em saúde.

Participaram da mesa de abertura Dra Márcia Motta (Coordenadora de Fomento à Pesquisa em Saúde do Departamento de Ciência e Tecnologia/Sctie/MS Brasil), Dr Roberto Sena (Diretor da Fiocruz-Manaus), Dr Mário Paredes (Diretor do Processo de Ciência & Técnica/MS Equador), Dra Priscila Andrade (Assessora de CT&I em saúde da OPAS/OMS Brasil), Dra Cristina Merino (Assessora da OPAS/OMS Equador) e Dr Francisco Ruiz (Secretario Executivo da OTCA).

O III Encontro contou com 70 participantes que representavam Ministério da Saúde e das Relações Exteriores dos países amazônicos, Associação de Universidade de Amazônicas (UNAMAZ) e institutos de pesquisa.

A delegação do Brasil foi composta por 11 membros, representando Ministério da Saúde (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e Secretaria de Vigilância em Saúde), Anvisa, Fiocruz, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), OPAS/OMS Brasil e Bireme/OPAS/OMS.

Os participantes do III Encontro Pró-Rede Pan-Amazônica pactuaram as seguintes recomendações:

Fortalecimento do Comitê Gestor Pró-Rede Pan-Amazônica, o qual é composto pela OTCA, Fiocruz, OPAS/OMS e Ministério da Saúde do Equador (Presidente do Comitê Intergovernamental Amazônico de CT&IS no período de 2008-2009).

Divulgação da Biblioteca Virtual de Saúde Pan-Amazônica de CT&IS e ampliação do número de cooperantes dessa iniciativa (http://panamazonica.bvsalud.org/).

Formação de comunidades de prática da Rede Pan-Amazônica (grupos de trabalho específicos) para os seguintes temas:

1) Avaliação de Tecnologias em Saúde;

2) Pesquisa Clínica;

3) Padronização de protocolos de diagnóstico, clínico e terapêutico;

4) Informação & Comunicação em Saúde 

Criação de uma Rede Virtual Temática de Informação e Comunicação Pan-Amazônica. O objetivo é manter e fomentar o diálogo entre os participantes do IIII Encontro Pró-Rede e outros atores estratégicos, assim como obter insumos para elaborar a Newsletter da Rede Pan-Amazônica de CT&IS. 

Elaborar trimestralmente a Newsletter da Rede Pan-Amazônica de CT&IS.

Promover capacitações em elaboração de projetos de pesquisa, métodos científicos e escritura de artigos científicos para os países amazônicos.

Mapear a capacidade instalada das universidades amazônica, identificando necessidades e prioridades. Esse estudo será liderado pela UNAMAZ com apoio técnico-político da OTCA e OPAS/OMS.

Realizar oficinas de trabalho para padronizar os protocolos (diagnóstico, clínico e terapêutico) nos países amazônicos, especialmente em zona de fronteiras.

Desenvolver capacidades nos serviços de saúde para área de vigilância epidemiológica e saúde e ambiente.

Para saber mais entre em contato com: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. -oms

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595