Boletins Panaftosa

Home


Mudança do clima

Imprimir E-mail

Plano Nacional sobre mudança do clima tem um foco em Saúde.

O Brasil lançou em dezembro de 2008 o Plano Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC – Brasil com um item específico sobre saúde. Este item destaca a importância da atuação efetiva de todos voltada para a proteção da saúde frente às mudanças climáticas. O Ministério da Saúde do Brasil também participou da preparação do Plano Nacional e subsidiou a inclusão do capitulo sobre Saúde.

O Ministério da Saúde, representado pelo DSAST/SVS participou, em abril de 2008 em nossa sede em Brasilia da elaboração do Plano Regional de Ação para Proteger a Saúde frente às Mudanças Climáticas da OPAS/OMS. Durante a reunião do Conselho Executivo da OPAS em Washington em setembro passado, Ministros e delegados revisaram o Plano Regional. Uma das mesas foi presidida pelo Dr Paulo Buss, presidente da FIOCRUZ e a apresentacao técnica do tema das Mudanças Climáticas, foi realizada pelo Dr Eduardo Hage da Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde. O PNMC comprova que as ações de saúde estão muito bem alinhadas ao Plano Regional. O PNMC do Brasil vai servir de estímulo e modelo para a preparação de outros planos nacionais e será um importante exemplo aos países de nossa região. A Dra Mirta Roses encaminhou ao Ministro da Saúde uma carta parabenizando-o pela iniciativa.
Abaixo estão resumidas algumas das principais ações de saúde contidas no plano:

• Incentivo aos estudos, pesquisas e capacitação para aprofundar o nível de conhecimento sobre os impactos da mudança do clima sobre a saúde humana.

• Fortalecimento das medidas de saneamento ambiental.

• Fortalecimento das ações de comunicação e educação ambiental.

• Identificação de ameaças, vulnerabilidades e recursos (financeiros, logísticos, materiais, humanos, etc.) para elaboração de planos de prevenção, preparação e respostas a emergências de saúde pública.

• Estímulo e ampliação da capacidade técnica dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em saúde e mudança do clima.

• Estabelecimento de sistemas de alerta precoce de agravos relacionados a eventos climáticos.

• Criação de um painel de informações e indicadores para monitoramento de eventos climáticos e seus impactos na saúde.

• Implementação de programas de espaços educadores sustentáveis com readequação de prédios (escolares e universitários) e da gestão, além da formação de professores e da inserção da temática mudança do clima nos currículos e materiais didáticos.

A versão final do Plano está disponível no site do Ministério do Meio Ambiente, no link abaixo.

Link(s):

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=96&idConteudo=7929

Última atualização em Sáb, 08 de Agosto de 2009 14:44
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595