Skip to content

Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano

Os recursos hídricos por outro lado, constituem-se em um importante aliado para a implementação de ações de saúde e ambiente, haja vista a importância da água para a vida humana, agricultura e a geração de energia. Há que se levar em conta o papel dos cursos de água na veiculação de inúmeras enfermidades. Além disso, intervenções no campo dos aproveitamentos hidráulicos, como barragens, hidrovias, aduções e projetos de irrigação acarretam riscos de incremento na incidência de algumas doenças.

Conceito

Uma gestão dos recursos hídricos eficiente deve estar baseada em políticas e estratégias claras e mecanismos e ferramentas efetivos para proteger a poluição dos recursos hídricos existentes e para garantir que a água seja utilizada de melhor forma, limitando os conflitos decorrentes do seu uso.

A área de Recursos Hídricos no Brasil promove atualmente a gestão integrada das bacias hidrográficas. Esta forma de gestão facilita a descentralização das ações e permite que os diversos usuários do recurso organizem suas ações em consonância com uma estratégia de desenvolvimento social e econômico sustentável.

Documentos de Apoio

Revisão da portaria 518 sobre controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano

Processo de revisão do Padrão de Potabilidade de Água para Consumo Humano

Última atualização em Qui, 07 de Abril de 2011 21:30

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595