Skip to content

Atenção Primária Ambiental

Imprimir E-mail

Conceito

A Atenção Primária Ambiental (APA) é uma estratégia de ação ambiental, basicamente preventiva e participativa a nível local, que reconhece o direito do ser humano de viver em um ambiente saudável e adequado, e de ser informado sobre os riscos do ambiente em relação à saúde, bem-estar e sobrevivência, ao mesmo tempo em que define suas responsabilidades e deveres em relação à proteção, conservação e recuperação do ambiente e da saúde.

Este conceito foi elaborado a partir de importantes atividades como a Conferência Pan-Americana sobre Saúde e Ambiente no Desenvolvimento Humano Sustentável realizada em Washington em 1995, a Reunião Regional sobre Atenção Primária Ambiental realizada no Chile em 1997, a Reunião Sub-regional para a América Central sobre a APA realizada em Costa Rica em 1998 entre outras. Constitui-se, assim, em uma proposta de associação organizada e voluntária de cidadãos, baseada nas práticas de ajuda mútua e relações solidárias.

Municípios, cidades e ou comunidades saudáveis é uma filosofia e também uma estratégia que permite fortalecer a execução das atividades de promoção da saúde como a mais alta prioridade dentro de uma agenda política local. Uma cidade saudável, na definição da OMS,"... é aquela que coloca em prática de modo contínuo a melhoria de seu meio ambiente físico e social utilizando todos os recursos de sua comunidade". Portanto considera-se uma cidade ou município saudável aquela em que os seus dirigentes municipais enfatizam a saúde de seus cidadãos dentro de uma ótica ampliada de qualidade de vida.

Os principais pilares de uma iniciativa de municípios/cidades saudáveis são a ação intersetorial e a participação social e por isso existe uma forte complementaridade com a APA.

A primeira experiência de APA no Brasil ocorreu no Município de Toledo no Paraná.

Documentos de Apoio

Última atualização em Qua, 10 de Junho de 2009 19:14

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595