Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Manual de Biossegurança

Active ImageManual para o processamento de amostras e cepas relacionadas com o diagnóstico laboratorial das pneumonias e meningites bacterianas por: Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus.

O presente manual tem por objetivo subsidiar o pessoal de laboratório para reduzir os riscos ocupacionais perante as infecções no laboratório, assim como apresentar a outros trabalhadores da saúde que estão envolvidos com agentes biológicos, especialmente com amostras ou cepas que provenham de pacientes provavelmente com meningite ou pneumonia bacteriana.

É importante tomar consciência de que “as boas práticas de laboratório”, são procedimentos de organização e trabalho, sob os quais os estudos são planificados, realizados, controlados, registrados e expostos. As normas de biossegurança expostas neste manual são válidas para laboratórios que irão manejar amostras e cepas relacionadas com o diagnóstico laboratorial das pneumonias e meningites bacterianas, susceptíveis de conter agentes como Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae.

link(s):

http://www.opas.org.br/informacao/UploadArq/manual_de_bioseguridad_.pdf
http://www.paho.org/Spanish/AD/THS/EV/labs-serotipos.htm

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595