Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

HEART Urbana

Active ImageDesde 2007, a maioria da população mundial vive em áreas urbanas. O impacto da urbanização sobre a saúde da população, a equidade na saúde e  no ambiente tornaram-se essenciais para preocupações nacionais e municipais.

A Ferramenta de Avaliação e Resposta de Eqüidade de Saúde Urbana (HEART Urbana) ou URBAN HEALTH EQUITY ASSESSMENT AND RESPONSE TOOL (Urban HEART) em ingles, foi desenvolvida para alinhar as recomendações da Rede de Conhecimento sobre Ambientes Urbanos - da Comissão da OMS de Determinantes Sociais de Saúde - ao trabalho das Regiões e dos Estados Membros. A ferramenta é um produto da cooperação entre o Centro da OMS em Kobe e os pontos focais regionais para a Rede de Conhecimento sobre Ambientes Urbanos.
 
HEART URBANA   é uma ferramenta de fácil utilização destinada a dar-se aos decisores políticos e as principais partes interessadas a nível nacional e local, um guia para avaliar e responder às iniqüidades de saúde urbana. Atualmente estão sendo desenvolvidas algumas  experiências piloto,  em cinco países: Brasil, Índia, Irã, Filipinas e Zâmbia.
 
A ferramenta pretende auxiliar os Ministérios da Saúde na geração sistemática de evidências para avaliar e responder a condições injustas e desiguais de saúde no ambiente urbano. Ao mesmo tempo, ela enfatiza a importância das intervenções para compensar as condições injustas e a desigualdade em saúde. Espera-se que a ferramenta estimule o aprendizado cidade-a-cidade, assim como o compartilhamento de experiências entre os países e entre as regiões. 

Clique para acessar a Publicacao

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595