Skip to content

Filariose

O termo filarioses denota uma infecção por qualquer dos diversos nematóides da família Filarioidea.  Este termo refere-se somente a filarias que habitam vasos linfáticos.

Filarias por Wuchereria Bancrofti: é uma infecção causada pelo nematodo Wuchereria Bancrofti, que normalmente reside nos vasos finfáticos das pessoas infectadas.

As filarioses malaya e filarioses do Timor são causadas pelos nematodos Brugia Malayi e B. timori. O modo de transmissão ocorre através de picada de um mosquito que introduz larvas infectantes. W. bancrofti é transmitida por muitas espécies, das quais as mais importantes são Culex quinquefasciatus, Anopheles gambiae, Anopheles funestos, Aedes polynesiensis, Aedes scapularis e Aedes pseudoscutellaris.

Em virtude de uma Resolução da Assembléia Mundial da Saúde de 1997, a OMS colocou em marcha um programa mundial com o objetivo de eliminar as filarioses linfáticas como problema de saúde pública, mediante uma aliança dos países aonde a enfermidade é endêmica e com a participação dos setores públicos e privados. Centro Colaboradores da OMS.

Pode-se obter mais informações nos sites:

The Global Alliance to eliminate lymphatic Filariasis

TDR - For research on diseases of poverty - Lymphatic Filariasis


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595