Skip to content

Eliminação da Hanseníase

Imprimir E-mail
A OPAS/OMS recebeu a visita do Sr. Yohei Sasakawa /Nippon Foundation, Ministro da Boa Vontade para a Eliminação da Hanseníase. As atividades do Sr. Yohei Sasakawa e comitiva estiveram coordenadas e acompanhadas, em Brasília, pela Dra. Samira Buhrer, Assessora Nacional da OPAS/OMS para Hanseníase no Brasil.

Na oportunidade da visita ao Brasil, que ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro de 2008, foi discutida a importância das atividades desenvolvidas pela Fundação e foi apresentado um histórico sobre as áreas de atuação da OPAS/OMS e a situação atual brasileira da Hanseníase. Em Brasília, a comitiva visitou o Grupo de Apoio às Mulheres Atingidas pela Hanseníase (GAMAH), teve uma audiência com o Secretário Gerson de Oliveira Penna (SVS /Ministério da Saúde) e foram também recebidos pelo Presidente Lula, acompanhado pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e outras autoridades sanitárias.

Na visita ao GAMAH a comitiva teve a oportunidade de se encontrar com ex-pacientes de hanseníase que estavam produzindo trabalhos manuais e observar a discussão sobre diversos temas que são escolhidos pelo grupo. Entre eles, Hanseníase e as diferenças entre o período de tratamento específico e o pós-cura, dificuldades em lidar com as reações e o acolhimento da demanda pós-alta no serviço de saúde, alterações no corpo pela corticoterapia, acesso a medicações que minimizem os efeitos colaterais e a humanização no atendimento aos pacientes de hanseníase, assim como assuntos relativos com as melhoras no serviços de saúde. Como planejar um bom atendimento para quem ficou com seqüelas (incluindo pós-cura) e a integração das ações públicas (saúde e previdência) para que os usuários sejam atendidos de maneira adequada às suas necessidades.

O Sr. Sasakawa e sua comitiva foram recebidos pelo Secretário de Vigilância Sanitária, Dr. Gerson de Oliviera Penna, quem esteve acompanhado pela Dra. Maria Leide de Oliveira, Coordenadora do Programa Nacional de Controle da Hanseníase e Eunice de Lima, Assessora de Cerimonial e Produção de Eventos do Núcleo de Comunicação da SVS/MS. Também participaram profissionais do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase –MORHAN- (Artur Custódio, Presidente e outros). Na oportunidade foram analisadas as fortalezas e debilidades da resposta brasileira, assim como as linhas de ação da cooperação da Fundação Sasakawa, que como em todo o mundo, é administrada pela OPAS/OMS técnica e financeiramente.

A atividade de destaque na visita do Sr. Sasakawa foi a entrevista mantida com o Presidente Luiz Ignácio Lula da Silva no Palácio de Planalto. O Sr. Sasakawa e sua comitiva foram recebidos pelo Presidente Lula, acompanhado pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Ministro Paulo de Tarso Vannuchi, o Secretário Gerson de Oliveira Penna e a Coordenadora do PNCH Maria Leide W. de Oliveira. Também participaram pessoal do MORHAN e da OPAS/OMS. Na reunião foram analisadas a situação dos pacientes e a organização da resposta nacional, tendo como perspectiva as políticas e estratégias de controle propostas pela OMS e promovidas pela Fundação Sasakawa, tais como as metas de eliminação no contexto da realidade brasileira e suas políticas públicas no SUS. O compromisso da mais alta autoridade nacional com os princípios de atendimento aos pacientes e o controle da doença ficaram claramente expressados como conseqüência da reunião.

A comitiva seguiu viagem a São Paulo, onde foi acompanhada pelo Sr. Artur Custódio, presidente do MORHAN e visitaram ao pensionato São Francisco de Assis e Hospital Padre Bento em Guarulhos.

Última atualização em Sáb, 08 de Agosto de 2009 11:05

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595