Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Docentes e profissionais de saúde discutem "Uso Racional de Medicamentos"

Active Image


A OPAS/OMS no Brasil coordenará importante oficina junto ao III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos que acontece de 26 a 30 de Outubro de 2009 na cidade de Fortaleza, Ceará.

A Oficina que acontece no dia 26 de outubro de 2009 visa socializar e sistematizar experiências educativas de promoção de uso racional de medicamentos no sentido de sua disseminação no Sistema Único de Saúde, Universidades e Comunidade.

Além de relatar as experiências educativas de promoção de uso racional de medicamentos a oficina irá  discutir os métodos ativos de ensino em uso racional de medicamentos nos diversos níveis de atenção à saúde; as metodologias ativas como estratégia de formação para a integralidade; a necessidade do ensino em uso racional de medicamentos para a resolutividade das ações de saúde e ainda  refletir a respeito da aplicação das metodologias de URM nas diferentes realidades regionais.

A Oficina será coordenada por Luiz Henrique Costa – Profissional Nacional em Assistência Farmacêutica – Organização Pan Americana de Saúde e Claudia Passos Guimaraes – GGPPRO - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

A oficina esta direcionada aos docentes e profissionais de saúde de nível superior e contará com seis exposições de experiências de vários estados da federação, como segue:

1. A Experiência do Pet-Saúde/Pró-Saude na Fundação Universidade da Região de Blumenau.

Convidado: Dr. Ernani Tiaraju de Santa Helena (FURB/SC).  Doutor pela Faculdade de Medicina - USP/SP.

2.ExperiênciadaFaculdadedeMedicinadeBotucatu-UNESP - Botucatu, SP. Organiza, coordena e ministra cursos para ensino do URM para profissionais da rede básica de saúde em Botucatu e Amparo no estado de São Paulo

Convidada: Dra. Cátia Regina Branco da Fonseca, mestre em Pediatria, Professora Assistente do Depto de Pediatria, especialista em avaliação de serviços e doutoranda na UNIFESP.

3. A Experiência do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM). Tem por objetivo contribuir para o uso seguro, eficaz e econômico dos medicamentos. Departamento de Farmácia da FFOE/UFC.

Convidada: Dra Mirian Parente Monteiro – Doutora. UFC

4.  Experiência de aprendizado na forma de uma sessão clínica, onde as suspeitas de RAM são validadas. Esta sessão é aberta em uma experiência multiprofissional.

Convidado: Dr. Antônio Carlos Beisl Noblat, médico nefrologista, Doutor em Medicina, Gerente de Risco Hospitalar e coordenador do Ambulatório de Especialidades do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos.

5. Experiência da Faculdade de Farmácia da UNB-/DF

Convidada: Dra. Margô Gomes de Oliveira Karnikowski. Doutora e professora do UNB

6. Experiência da Anvisa na promoção do Uso Racional de Medicamentos. Apresentação do histórico dos projetos de educação Contributo e Educanvisa desenvolvidos pela Anvisa entre 2006 e 2008, seus resultados e os principais trabalhos desenvolvidos pelos professores com alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas brasileiras.

Convidada: Dra. Claudia Passos Guimaraes da ANVISA.

Participe, inscrevendo-se no III Congresso Brasileiro sobre o uso racional de medicamentos.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595