Skip to content

Capacidades Humanas para a Saúde

Conclusão do I Curso de Saúde Global e Diplomacia da Saúde

Active ImageEm 15 de abril de 2009, foi concluído o primeiro Curso de Especialização Em Saúde Global e Diplomacia da Saúde em parceria com OPAS/OMS e ENSP/Fiocruz. O curso é uma das iniciativas que ocorrem no contexto do Termo de Cooperação 41.

A Embaixadora Ana Cabral ministrou a conferência sobre Direitos Humanos e Políticas Sociais como Dimensões da Política Externa Brasileira, destacando os programas sociais que vêm sendo desenvolvidos pelo Brasil com cooperação com América do Sul e a África.

Paulo Buss, diretor da Fiocruz, fez uma palestra sobre governança na Cooperação Internacional, sobretudo no enfoque relacionado a Unasul, CTP Brasil e África, especialmente Palop, destacando o papel do CRIS/Fiocruz e do TC 41 como forma de avançar nos desafios dessa cooperação.

Durante a solenidade de encerramento a coordenação do curso e os alunos fizeram uma homenagem ao Dr. José Roberto Ferreira pela sua contínua e importante atuação na cooperação internacional, e ao professor Rodrigo Pires de Campos, que muito colaborou com a primeira turma.

Os Trabalhos Finais de todos os alunos foram transformados em pôsteres e exibidos durante a sessão de encerramento do Curso. A comissão avaliadora dos trabalhos selecionou e classificou os dez melhores trabalhos apresentados. "Consideramos essa iniciativa da ENSP/Fiocruz, realizada com a colaboração da representação brasileira da OPAS e do Núcleo Federal de Ensino da Escola de Governo da Fiocruz/Brasilia, extremamente bem sucedida e já estamos nos preparando para o lançamento do segundo Curso, ainda este ano, pois já nos chegaram solicitações de algumas instituições nesse sentido", informou Célia Almeida. 

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595