Skip to content

Cooperação técnica no âmbito do MERCOSUL

Imprimir E-mail

Active ImageSeminário Regional para Harmonização de Indicadores de Vigilância do HIV nos países membros e associados do MERCOSUL, Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Perú e Uruguai.

Atividade realizada em 23 de abril de 2009 sob a coordenação da equipe de HIV da PWR Brasil e HQ WDC, com a colaboração do Programa Nacional de HIV/Aids do Ministério da Saúde, do Centro Internacional de Cooperação –CICT e do UNAIDS. Como resultado da reunião foi pactuado um conjunto de cinco indicadores comuns para o acompanhamento regular dos respectivos sistemas de vigilância epidemiológica dos países.

Indicadores definidos:

•        População total do país por sexo
•        População total do país entre 15 - 49 anos por sexo
•        Taxa de mortalidade por aids por cem mil habitantes
•        Prevalência de HIV/Aids na população geral
•        Cobertura de tratamento ARV

Transferência de tecnologias de amostragem para a vigilância epidemiológica do HIV por meio de um processo de cooperação técnica horizontal. Os países MERCOSUL participam de atividades de cooperação para a realização de estudos em populações vulneráveis, utilizando a metodologia denominada Respondent- Driven Sampling, que vem sendo utilizadas experimentalmente nos países para acessar às populações de difícil acesso tais como Homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e usuários de drogas injetáveis. Dentre as atividades previstas está a realização de uma capacitação em RDS e a preparação de protocolos comuns que permitam acompanhar e comparar as tendências da epidemia na região.

Desenvolver estudos sentinela sobre Sífilis e HIV, por meio de protocolos partilhados entre os países, atendendo ao cumprimento da meta de redução da transmissão vertical do HIV e da Sífilis Congênita.      

Projeto Especial Bahia HIV-Sifilis

Última atualização em Sáb, 08 de Agosto de 2009 15:15

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595