Skip to content

Projeto Especial - Rede Amazônica de CT e IS

Imprimir E-mail
Reconhecendo a importância estratégica da Amazônia Legal para o Brasil, o fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS) nessa região visa a produzir e disseminar conhecimento científico e tecnológico em temas prioritários para a agenda sanitária local.

Título:

Projeto Especial Amazônico de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Resumo:

O Projeto Especial Amazônico de CT&IS contribuirá, em nível nacional, para a consolidação do sistema amazônico de pesquisa em saúde. Essa iniciativa mobilizará atores-chaves no campo de CT&IS que atuam na Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima), tais como: Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia, Universidades, Institutos de Pesquisa & Desenvolvimento Tecnológico (ICT).

Em nível sub-regional, o Projeto Especial apoiará o processo de construção da Rede Pan-Amazônica de CT&IS, cujas prioridades são: BVS Pan-Amazônica de CT&IS, Telessaúde, Pesquisa em Malária e Saúde & Ambiente. A Rede envolve os Ministérios da Saúde dos países amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), a OPAS/OMS, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Associação das Universidades Amazônicas (UNAMAZ).

Para essa iniciativa, o Projeto Especial apoiará as seguintes frentes de ação:
a) fortalecimento da governança da Rede Pan-Amazônica de CT&IS, por meio das atividades do Comitê Gestor Pró-Rede Pan-Amazônica de CT&IS; e
b) sistematização e divulgação de conhecimentos, informações e experiências relacionadas à Amazônia Legal, principalmente no que se refere aos trabalhos da Rede Amazônica de CT&IS. 

Objetivos Específicos:

Contribuir para o fortalecimento do Sistema Amazônica de Pesquisa em Saúde e para a Rede Pan-Amazônica de CT&IS.

Instituições participantes:

OPAS/OMS, Ministérios da Saúde dos países amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Associação das Universidades Amazônicas (UNAMAZ)

Resultados esperados:

1- BVS Pan-Amazônica de CT&I em saúde em funcionamento.
2- Participação das instituições de CT&I/S dos países amazônicos na Rede Pan-Amazônica de CT&IS ampliada.
3- Diagnóstico situacional da capacidade de ciência, tecnologia e inovação da Amazônia Brasileira realizado.
4- Capacidade de pesquisa em saúde na Amazônia Brasileira ampliada

Área de ação do projeto:

ciência e tecnologia em saúde na Amazônia legal e na Amazônia Continental

 logomarca REDE e BVS PAN 
Conheça a Rede Pan-Amazônica de CT&IS: http://www.presidencia.fiocruz.br/redepan/
BVS PAN CT&IS (iniciativa em desenvolvimento): http://panamazonica.bvsalud.org
Última atualização em Ter, 31 de Maio de 2011 06:30

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595