Skip to content

Rede de Investigação em Sistemas e Serviços de Saúde no Cone Sul (RED ISS)

Criação

Agosto de 1994.

Facilitador da Rede

Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

Quem a integra

Conselho Diretor;
Presidência;
• Lígia Giovanella – Presidente
• Rosana Kuschir – Vice-Presidente
• Ivani Bursztyn – Diretora Administrativa

Representações Nacionais da Rede:
• Argentina – Alicia Stolkiner
• Brasil – Luiza Heimann
• Paraguai – Maria Elsa Paredes de Bataglia
• Uruguai – Delia Sanchez

Membros Afiliados:
Atualmente, a Rede está constituída por membros institucionais dos países na seguinte quantidade: Brasil (40), Argentina (19), Uruguai (9) e Paraguai (5). Além disso, conta com participantes individuais. A Rede estabelece vínculos de trabalho com outros países para a colaboração na área de investigação em sistemas e serviços de saúde (ISSS). Os membros da Rede são instituições de pesquisa (65%) e serviços de saúde (35%).

Objetivos

• Advogar pelo desenvolvimento da investigação em sistemas e serviços de saúde na Região.
• Estimular e promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores e gestores (policy-makers) dentro e fora da Região,
• vinculando instituições acadêmicas e de prestação de serviços de saúde.
• Avaliar os processos de reforma do setor saúde nos países da América Latina, na perspectiva da eqüidade, e discutir novas alternativas e modelos para a organização de sistemas e serviços de saúde.
• Prover informação para a decisão de políticas setoriais baseadas em evidências que contribuam para garantir o direito universal da saúde nos países da Região.

Principais atividades

Programas de Pesquisa:
• Coordena e desenvolve projetos de pesquisa, como o Programa de Pequenos Grants e o Programa de Pesquisas em Análise de Políticas de Saúde dirigidas à Eqüidade na América Latina (IDRC 1995-2002).

• Estabelece acordos de cooperação com financiadores de ISSS para editais específicos como o International Development Research Centre (IDRC), OPAS/OMS e Alliance for Health and Policy Systems Research.

• Realiza atividades de administração financeira e apoio técnico a pesquisas em ISSS.

Fortalecimento de Capacidades em ISSS:

A capacitação em ISSS vem sendo desenvolvida em:
• Cursos presenciais em Metodologia de ISSS Brasil 1991/2 e Paraguai 1994/5 com apoio de IDRC e OPAS/OMS, e o Curso de Educação a Distância em Metodologias de ISSS, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ), atualmente em etapa de revisão e formulação dos conteúdos do material didático (www.ead.fiocruz.br).
• Coleta de informação sobre necessidades em ISSS e elaboração de Agenda de Prioridades de Investigações em ISSS para a Região.
• Atividades para promover a utilização dos resultados de pesquisas nas políticas, agregar atores e construir vínculos mais efetivos de cooperação na América Latina.

Informação e divulgação científica em ISSS:
• A Rede divulga regularmente na sua lista de e-mails literatura e documentos em ISSS, além de disponibilizar publicações na sua página web (www.ensp.fiocruz.br/parcerias/redsalud).
• Anualmente elabora o boletim informativo “Correo Salud” (N° 1 a 9 1996-2006).
• Publica livros e suplementos de revistas com resultados de pesquisas realizadas por meio de seus programas. Com a divulgação científica em ISSS e a publicação de resultados de pesquisas, a Rede promove a tomada de decisão baseada em evidências em sistemas e serviços de saúde.

Link

http://www.ensp.fiocruz.br/parcerias/redsalud

Filiação à rede

Para afiliar-se a Rede, os participantes terão que entrar em contato com a Secretaria Executiva ou com as representações nacionais por meio do e-mail ou pela Homepage:

www.ensp.fiocruz.br/parcerias/redsalud
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Recursos financeiros

Nesses 13 anos de atuação, obteve financiamento para atividades específicas com diferentes parcerias, com destaque para as seguintes:
International Development Research Centre, Canadá (IDRC); OPAS/OMS; Council on Health Research for Development (COHRED); e Alliance for Health Policy and Systems Research (Alliance). Desde seu início, a Rede tem recebido importante apoio operacional da Fiocruz, por meio da atuação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).

 

Papel da OPAS/OMS na Rede

Apoio na identificação e no intercâmbio de experiências;
Apoio na identificação de temas estratégicos;
Apoio na divulgação das atividades da rede.

Outras Informações

Desde a sua criação a Rede desenvolve atividades tanto na área de pesquisa quanto de capacitação profissional (capacity building) em metodologias de pesquisa, em sistemas e serviços de saúde, visando: 1) buscar uma maior complementação das diferentes capacidades técnicocientífica disponíveis na região; 2) promover a troca de experiências entre os países e alguma coordenação de atividades de pesquisa em áreas comuns; 3) difundir informação e tecnologias que possam ter um impacto significativo em países ou setores com desigual nível de desenvolvimento e menor possibilidade de alavancar, isoladamente, melhorias sociais.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595