Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Senador Tião Viana recebe o prêmio "Dia Mundial Sem Tabaco"
Active Image
O Senador Tião Viana recebeu do Representante da OPAS/OMS no Brasil, Eng. Diego Victoria, em nome da Diretora-Geral da Organização Mundial da Saúde, Dra. Margaret Chan, o prêmio "Dia Mundial Sem Tabaco".

A indicação deu-se pelo reconhecimento de sua dedicação e relevante trabalho para a melhoria da saúde dos brasileiros e o controle do tabagismo no Brasil.

Dentre suas contribuições podemos destacar o envio ao Senado do Projeto de Lei 315 de 2008, que modifica a Lei 9294 de 1996 e promove ambientes livres da fumaça do tabaco, a partir da proibição do uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígero, derivado ou não de tabaco, em ambiente fechado, público ou privado.

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na sede da OPAS/OMS no Brasil, no dia 1º de julho e contou com a participação do Dr. Luiz Antonio Santini, Diretor-Geral do INCA, Instituto Nacional de Câncer, representando o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, e do Dr. Gerson Penna, Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil.

Active Image

O tema escolhido pela OMS para 2009 foi “imagens de advertência sanitária” por ser uma ferramenta de resultados positivos reconhecidos no processo do abandono do vício, assim como na tentativa de evitar o surgimento de novos fumantes. A Terceira geração destas imagens foi lançada pelo Ex. Sr. Ministro da Saúde no dia 27 de maio, em evento que abriu as comemorações do “dia mundial sem tabaco”, assim como a campanha publicitária "Fique Esperto, fumar é cair na deles", que tem os jovens como principal público alvo.

O tabaco é a principal causa evitável de morte no mundo, levando ao óbito cerca de cem milhões de pessoas no decorrer do seculo XX. Estima-se que anualmente cerca de 5 milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas ao tabaco, sendo previstas para 2020, com a permanência do atual modelo de consumo, 10 milhões de mortes anualmente.

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595