Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Visita ao município de Guarulhos - Iniciativa Rostos, Vozes e Lugares

Reunião com representantes da OPAS/OMS Brasil e do Município de GuarulhosDepois de visitar unidades de Saúde do Distrito Cabuçu e acompanhar a implantação de projetos desenvolvidos em parceria com a OPAS/OMS no Brasil, em maio, representantes da OPAS estiveram novamente na cidade (dia 27 de julho) com o objetivo de monitorar os trabalhos na Unidade Básica de Saúde São Rafael.

Por meio desta cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde, a cidade de Guarulhos implantou, desde 2008, o projeto Rostos, Vozes e Lugares (Faces, Voices and Places), que tem por objetivo reduzir as iniquidades em saúde nas áreas urbanas.

Baseado no princípio de que a saúde não se restringe à assistência médica, mas resulta de um conjunto de fatores relacionados aos hábitos saudáveis de vida, o Rostos, Vozes e Lugares trabalha com as metas da ONU (Organização das Nações Unidas) para o milênio.

Dessa forma, tem por meta ajudar o município a cumprir os oito objetivos estabelecidos pela ONU para 2015:

1 – Acabar com a fome e a miséria;
2 – Educação básica de qualidade para todos;
3 – Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4 – Reduzir a mortalidade infantil;
5 – Melhorar a saúde das gestantes;
6 – Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. 

Diagnóstico

O desenvolvimento do projeto Rostos Vozes e Lugares implicou a construção de um diagnóstico técnico do município e dos três distritos de Saúde envolvidos: Cabuçu, Vila Galvão e Lavras. Essa análise foi submetida à comunidade, através da realização de oficinas participativas em cada uma destas regiões, ocasião em que foram estabelecidas prioridades de intervenções locais que buscassem atingir as metas traçadas pelos objetivos do milênio.

Na região da Vila Galvão foi estabelecida uma parceria entre a Pastoral da Saúde e a Secretaria de Saúde para incrementar o projeto Cozinha Enriquecida, que visa qualificar o cardápio doméstico através do aproveitamento adequado do alimento.

Na região do Lavras, a geração de renda foi priorizada por meio de ações intersetoriais, com a criação da oficina de bijuterias, alimentação e preparação de estandes para eventos, priorizando as mulheres.

No Cabuçu, o foco é o trabalho com a juventude através das atividades físicas e plantio de mudas. Todas essas iniciativas buscam potencializar ações intersetoriais, na perspectiva de melhorar a qualidade de vida, com a redução das iniquidades e a promoção da justiça social, por meio da participação.

Visita RVL OPAS/Brasil no Município de Guarulhos

Fonte: Boletim de Notícias da Prefeitura de Guarulhos http://www.guarulhos.sp.gov.br.
 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595