Home


Cebes homenageia consultor da OPAS

Imprimir E-mail

Sample ImageO 1º Simpósio de Políticas e Saúde, realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), serviu de cenário para uma homenagem ao trabalho desenvolvido pela Organização Pan-Americana de Saúde, OPAS/OMS, na pessoa do consultor José Paranaguá de Santana, responsável pela coordenação do TC-41, no dia 29 de agosto.

A homenagem, com a entrega de uma placa, foi um reconhecimento à agenda positiva realizada por Paranaguá em 33 anos de luta pela democratização da sociedade e da saúde.  

Ao agradecer a homenagem, Paranaguá ressaltou a importância da atualização da agenda da Reforma Sanitária Brasileira, recordando sua atuação como o facilitador das iniciativas apoiadas no Brasil pela Representação da OPAS, a exemplo do projeto em desenvolvimento pelo Cebes - que focalisa exatamente a dinamização dos debates e a geração de conhecimento em torno da reforma sanitária.
 
Essa iniciativa é apoiada pela OPAS/OMS, com fundos do Termo de Cooperação 08, oriundos da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, do Ministério da Saúde. Dentre outros produtos dessa cooperação, destaca-se a edição de dois livos: “Participação, Democracia e Saúde” e  “Seguridade Social, Cidadania e Saúde”- esse último lançado durante o evento. As duas publicações reunem textos de diversos autores e foram organizadas por Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato e Sonia Fleury.

Durante o simpósio também foram discutidas estratégias para o Projeto de Atualização da Agenda da Reforma Sanitária, iniciativa financiada pela OPAS/OMS, em parceria com o Ministério da Saúde, por intermédio da Carta Acordo BR-LOA/0700011.001. O 1º Simpósio de Políticas e Saúde foi realizado dias 28 e 29 de agosto na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ).

Última atualização em Seg, 18 de Janeiro de 2010 11:33
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595