Home Banco de Notícias


II Curso Internacional de Atenção Primária em Saúde

Imprimir E-mail

Sample Image
Com a presença de representantes da OPAS/OMS (Escritório Sede e Representações do Perú e do Brasil), e também de autoridades de saúde do Perú, Costa Rica, Colômbia, Espanha, Chile e Bolívia, foi realizado na cidade de Lima, de 24 a 26 de agosto, o II Curso Internacional de Atenção Primária em Saúde.

Cerca de 600 inscritos, a maioria de profissionais de gestão e atenção à saúde do Peru, discutiram temas realcionados à universalização das ações de saúde no país, tendo como ponto de coordenação, a APS.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Exmo. Sr. Ministro de Estado da Saúde do Perú, Oscar Ugarte Ubilluz e autoridades do Es Salud (Instituto Nacional de Seguridade Social do Peru).

Este evento foi desencadeado pela promulgação da Lei Marco de Asseguramento Universal da República do Perú (Lei n.º 29.344, publicada no Diário Oficial daquele país em 9/4/09), que traz avanços em relação à marcha daquele país rumo à inclusão de todos os seus cidadãos em políticas públicas de saúde de caráter universal.

As conferências temáticas versaram sobre o Relatório Mundial de Saúde da OMS (2008), gestão de serviços e recursos humanos, promoção da saúde, tecnologias de informação como ferramenta de educação e inclusão, aporte de recursos financeiros, processo de trabalho em APS e demais temas relacionados.

A participação brasileira recebeu o reconhecimento de todos e reafirma o compromisso da OPAS/OMS no Brasil nas ações de Cooperação Sul-Sul e desenvolvimento das redes de saúde nos países irmãos da América-Latina.

 

Última atualização em Ter, 19 de Janeiro de 2010 06:56
 

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595