Boletins Panaftosa

Home


Apresentação do Município de Guarulhos/SP

Imprimir E-mail

Sample ImageA memória é a base para a construção da identidade, da consciência do indivíduo e dos grupos sociais de um determinado local. A maioria das fontes de memória de Guarulhos traz que sua história se inicia quando é fundado o aldeamento dos índios Guarus, pertencentes à tribo dos Guaianeses, integrante da Nação Tupi.

Inicialmente a cidade teve a denominação de Nossa Senhora da Conceição, dada em 08/12/1560 pelo padre jesuíta português Manuel de Paiva. A memória registrada, no entanto, desconsidera a própria história dos índios Guarus, que ali residiam antes da chegada dos religiosos.

Em 1880, com a assinatura da Lei Provincial de nº 34 de 24 de março, a Freguesia de Guarulhos foi elevada a Província de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos, data da visita de D. Pedro II à região e, em 1906, Guarulhos passa a ser considerada uma cidade por força de Lei Estadual.

A cidade nasceu e cresceu como parte da cidade de São Paulo, permanecendo com aspectos de periferia da capital, o que gerou sistemas de vida dependentes. Por isso, Guarulhos tem uma herança sócio-territorial marcada por alto grau de exclusão social. Inicialmente, a vinculação com a capital se exerceu através da atual Avenida Guarulhos e do bairro da Penha (SP), que representava o pólo da atração da população.

Posteriormente, o município de Guarulhos teve a mineração do ouro como característica da produção econômica local (em 1923), além da primeira indústria e uma fábrica de tecidos.

Sample ImageCom a inauguração da via Dutra, em 1951, ligando de um lado São Paulo, no momento histórico de aceleração industrial, e de outro o Rio de Janeiro, ainda Capital Federal e centro de decisões políticas e econômicas, Guarulhos teve, então, o impulso necessário para instalação de indústrias ao longo das rodovias que passam pelo município.

A cidade encontra-se localizada na porção nordeste da Região Metropolitana de São Paulo e posiciona-se estrategicamente no principal eixo de desenvolvimento do País (São Paulo/Rio de Janeiro). Por esta razão seu território foi escolhido para implantação de equipamentos de impacto regional, tais como o Aeroporto Internacional de Cumbica, que liga o país e a cidade a 63 países em todo mundo, configurando-se como o maior aeroporto da América do Sul.

A instalação da base Aérea de Cumbica foi fator preponderante à implantação de um ramal ferroviário entre a Capital e Guarulhos, até então com uma paisagem predominantemente rural, o que fez surgir às estações ao longo da ferrovia e, conseqüentemente, os núcleos habitacionais.

Devido à industrialização ocorrida no município, o afluxo do contingente humano incentivou a formação de loteamentos efetuados sem grandes preocupações com a urbanização, a infra-estrutura e os serviços de utilidades públicas.

Atualmente, verifica-se que a tendência de crescimento do município é no sentido Leste e observa-se um forte investimento infraestrutural e de serviços nos últimos anos, que buscaram melhorar a condição de vida da população dessa região da cidade.

Consulte o documento na íntegra:
Histórico da Cidade de Guarulhos/SP (iniciativa RVL)

Última atualização em Sex, 18 de Setembro de 2009 10:23
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595