Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

UNA-SUS realiza oficina em Brasília

Sample ImageO Ministério da Saúde realiza nos dias 23 e 24 de setembro a Oficina Coordenação Nacional UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS), no hotel Kubitschek Plaza, em Brasília, com o apoio da Unidade Técnica do Programa de Recursos Humanos (UTPRH) da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), conforme estabelece o Termo de Cooperação 08/57. O evento tem o objetivo de identificar e permutar materiais educacionais e módulos de cursos de especialização em Saúde da Família produzidos pelas instituições parceiras.

Além disso, o evento servirá como espaço de aproximação entre a equipe de Coordenação da UNA-SUS com os representantes destas instituições, permitindo que o Ministério da Saúde construa alternativas de cooperação técnica e de tutoria que possam auxiliá-las.

Também participarão da oficina representantes dos Núcleos de Telessaúde e gestores de saúde locais e regionais. A programação inicia às nove horas do dia 23 com uma conferência do secretário Francisco Eduardo de Campos, da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) do MS.
Leia mais...
 
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou no dia 18 de junho de 2008, a criação da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UMA-SUS). Trata-se de programa que cria condições para o funcionamento de uma rede colaborativa de instituições acadêmicas, serviços de saúde e gestão do SUS, destinada a atender as necessidades de formação e educação permanente do SUS.
 
A concepção e implantação do programa é interfederativa, sendo notório destacar que o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) tiveram e seguirão tendo papel fundamental como co-autores e co-gestores da UNA-SUS.
 
Essa rede funciona por meio do intercâmbio de experiências, compartilhamento de material instrucional, cooperação para desenvolvimento e implementação de novas tecnologias educacionais em saúde, rede compartilhada de apoio presencial ao processo de aprendizagem em serviço e intercâmbio de informações acadêmicas dos alunos para certificação educacional compartilhada.
 
Dessa forma é possível levar a cada trabalhador de saúde oportunidades de aprendizado, como material para auto-instrução, cursos livres e de atualização, cursos de aperfeiçoamento, especialização e até mesmo mestrados profissionais. O uso de técnicas de educação a distância minimiza a necessidade de deslocamento da cidade ou da região do trabalhador.
 
Clique aqui para maiores informações

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595