Skip to content

UNA-SUS realiza oficina em Brasília

Sample ImageO Ministério da Saúde realiza nos dias 23 e 24 de setembro a Oficina Coordenação Nacional UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS), no hotel Kubitschek Plaza, em Brasília, com o apoio da Unidade Técnica do Programa de Recursos Humanos (UTPRH) da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), conforme estabelece o Termo de Cooperação 08/57. O evento tem o objetivo de identificar e permutar materiais educacionais e módulos de cursos de especialização em Saúde da Família produzidos pelas instituições parceiras.

Além disso, o evento servirá como espaço de aproximação entre a equipe de Coordenação da UNA-SUS com os representantes destas instituições, permitindo que o Ministério da Saúde construa alternativas de cooperação técnica e de tutoria que possam auxiliá-las.

Também participarão da oficina representantes dos Núcleos de Telessaúde e gestores de saúde locais e regionais. A programação inicia às nove horas do dia 23 com uma conferência do secretário Francisco Eduardo de Campos, da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) do MS.
Leia mais...
 
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou no dia 18 de junho de 2008, a criação da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UMA-SUS). Trata-se de programa que cria condições para o funcionamento de uma rede colaborativa de instituições acadêmicas, serviços de saúde e gestão do SUS, destinada a atender as necessidades de formação e educação permanente do SUS.
 
A concepção e implantação do programa é interfederativa, sendo notório destacar que o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) tiveram e seguirão tendo papel fundamental como co-autores e co-gestores da UNA-SUS.
 
Essa rede funciona por meio do intercâmbio de experiências, compartilhamento de material instrucional, cooperação para desenvolvimento e implementação de novas tecnologias educacionais em saúde, rede compartilhada de apoio presencial ao processo de aprendizagem em serviço e intercâmbio de informações acadêmicas dos alunos para certificação educacional compartilhada.
 
Dessa forma é possível levar a cada trabalhador de saúde oportunidades de aprendizado, como material para auto-instrução, cursos livres e de atualização, cursos de aperfeiçoamento, especialização e até mesmo mestrados profissionais. O uso de técnicas de educação a distância minimiza a necessidade de deslocamento da cidade ou da região do trabalhador.
 
Clique aqui para maiores informações


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595