Boletins Panaftosa

Home Página Principal RVL: 1º Encontro Brasileiro rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio relacionados à Saúde


RVL: 1º Encontro Brasileiro rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio relacionados à Saúde

Sample ImageCom a participação de 16 municípios, prefeitos e autoridades municipais, do Ministério da Saúde, CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, e da OPAS/OMS o Brasil foi celebrado em Olinda- PE, nos dias 18 e 19 de setembro, o Primeiro Encontro Brasileiro rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio relacionados à Saúde no contexto da iniciativa do Rostos, Vozes e Lugares do Brasil.

O principal objetivo  do evento foi disseminar as experiências existentes no Brasil sobre a Iniciativa Rostos, Vozes e Lugares, como também provocar o interesse de expansão da iniciativa para outros municípios.

O evento foi organizado pela prefeitura municipal de Olinda/PE em parceria com o Ministério da Saúde e a Representação da OPAS/BRA, conforme a programação em anexo. A mesa de abertura foi composta pelo Eng. Diego Victoria, Representante da OPAS/OMS no Brasil, Renildo Calheiros, Prefeito de Olinda/PE, Alexandre José Mont Alverne, do CONASEMS e Otaliba Libânio do DASIS/SVS/MS.
                             
As três experiências que foram apresentadas no evento e que estão em andamento no Brasil  foram: Olinda/PE, Guarulhos/SP e Fortaleza/CE.

Estiveram presentes prefeitos e representantes do Ministério da Saúde, secretarias municipais (educação, saúde, transparência, desenvolvimento e igualdade social, infraestrutura e habitações e serviços públicos, secretários de governo entre outros) dos municípios de: Campina Grande/PB;  Terezina/PI; Seabra/BA; Juazeiro/BA; Belo Horizonte/MG; Jaboatão/PE; Vitória da Conquista/BA; Duque de Caxias/RJ; João Pessoa/PB, Aracajú/SE; Rio Branco/AC; Diadema/SP; Olinda/PE; Guarulhos/SP e Fortaleza/CE.   Sample Image

As instituições participantes foram: Ministério da Saúde/MS; Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde/CONASEMS, Governo do Estado de Pernambuco ( Secretaria de Defesa Social e Secretaria de Tecnologia e Meio Ambiente), Observatório de Saúde Urbana da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, OPAS ( Brasil e WDC).

A conferência de abertura foi ministrada pela Dra. Sofialetícia (OPAS/WDC) com o tema: “Rostos, Vozes e Lugares uma iniciativa municipal para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio desde a saúde ao desenvolvimento local”.

Também como destaque do evento tivemos o desenvolvimento de ações sugeridas pelos participantes do encontro na Declaração de Olinda/PE e o lançamento do portal do RVL no marco da WEB 2.0 da OPAS/OMS no Brasil que pode ser visitada no site http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=1066&Itemid=584 

Um dos acordos definido no evento e que está registrado na Declaração de Olinda/PE foi a institucionalização do mês de junho como no mês da iniciativa do Rostos, Vozes e Lugares no Brasil, sendo Guarulhos/SP a sede escolhida para o Segundo Encontro rumo aos ODMs em junho de 2010.

Agenda final evento Olinda
Declaração de Olinda para a iniciativa RVL

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595