Skip to content

Programa de Líderes em Saúde Internacional foca a Cooperação Sul-Sul

Imprimir E-mail

Sample ImageO Brasil definiu como foco de seu trabalho a Cooperação Sul-Sul, dentro do Programa de Líderes em Saúde Internacional (PLSI), coordenado pela OPAS/OMS no Brasil, tendo como base experiências brasileiras desenvolvidas na América do Sul e na África.

A iniciativa permitirá a análise das ações estruturantes de cooperação em saúde em desenvolvimento nos dois continentes, considerando os aspectos de sustentabilidade dos projetos que têm por objetivo fortalecer os profissionais de saúde e as instituições envolvidas. 

O andamento da ação foi discutido em reunião virtual da Unidade Técnica Política de Recursos Humanos em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde, em Brasília, dia dois de setembro. Participaram do encontro o coordenador da unidade, Felix Rigoli; José Paranaguá, gerente do Programa De Cooperação Internacional em Saúde (TC 41); Eduardo Guerrero, coordenador do PLSI (OPS/WDC); Anella Auer (PLSI); Rebeca de los Rios (OPS/WDC); Carlos Arosquipa (OPS/WDC); Silvia Faraone (Argentina); Cristiane Rocha (consultora de RH em projetos de Cooperação Internacional) e os participantes da capacitação no Brasil: Mateus Cerqueira (ANVISA) e Roberta Freitas Santos (OPAS/BRA).

Em relação ao tema Recursos Humanos, os dois participantes brasileiros analisam a experiência do Curso Internacional de Recursos Humanos em Saúde (CIRHUS) como estratégia de fortalecimento da estrutura institucional dos países participantes, a capacitação de profissionais e a gestão da informação com objetivo de capacitação permanente dos profissionais envolvidos.

Quanto a medicamentos, os braisleiros que participam do programa estão analisando a cooperação do Brasil com Moçambique pela riqueza de conteúdos envolvidos e a necessidade de realização de uma análsie de cenário mais ampla. O foco dessa ação é a construção de um laboratório de medicamentos no país africano com transferência de tecnologia brasileira e, tendo como consequência direta, a necessidade de fotalecer a instituição reguladora do setor no país.

Para mais informações, intercâmbio de dados e construção do conhecimento de forma coletiva, visite o endereço da Sala de Situação do PLSI 

Última atualização em Seg, 25 de Janeiro de 2010 08:48

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595