Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

PLSI debateu sobre os impacto das mudanças climáticas na segurança alimentar e nutrição

Sample ImageA Organização Pan-Americana de Saúde (OPS/WDC) realizou no dia seis de outubro, das 15h às 17h (hora de Brasília), o seminário internacional “O impacto do câmbio climático na segurança alimentar e nutricional”. O evento integra a grade curricular do Programa de Líderes em Saúde Internacional (PLSI) Edmundo Granda Ugalde. O debate da OPS/OMS faz parte do calendário de iniciativas que antecede a Conferência Internacional do Clima, em Copenhague, Dinamarca, de sete a 18 de dezembro de 2009.

Os expositores do seminário foram os seguintes especialistas: Carlos Corvalán, assessor de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da OPS/OMS no Brasil; Ana Victoria Román, assessora do Instituto de Nutrição do Centro América e Panamá; Gustavo Best, coordenador de Relações Internacionais da Red Mexicana de Bioenergia e Fitzroy J. Henry, director do Instituto de Nutrição e Alimentação do Caribe. 

Consequências 

Embora os efeitos regionais e locais das mudanças climáticas possam variar amplamente, espera-se uma redução geral do rendimento das culturas na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Onde a agricultura depende apenas da chuva, como na África subsaariana, as colheitas diminuirão dramaticamente até mesmo com aumentos mínimos na temperatura.

A invasão da água do mar, causada pelo aumento do nível dos ocenaos, poderá reduzir a qualidade e a quantidade de água potável. Essa é uma das grandes preocupações, uma vez que milhões de pessoas já não têm acesso à agua potável.

Os países industrializados da América do Norte e Europa Ocidental, junto com alguns outros países como o Japão, são responsáveis pela maior parte das emissões passadas e atuais de gases de efeito estufa. No entanto, aqueles que mais sofrerão com as mudanças climáticas estão no mundo em desenvolvimento, que tem poucos recursos para lidar com tempestades, inundações, secas, doenças e desorganização do suprimento de água.

O seminário, em espanhol, pode ser acessado aqui. 

A versão em inglês está disponível aqui.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595