Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Projeto para Expansão do DOTS na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Active ImageNos dias 14 e 15 de junho em Belo Horizonte – MG, o Programa Estadual de Controle da Tuberculose esteve reunido com a equipe de consultores da OPAS para a tuberculose para o planejamento de atividades e desenvolvimento do projeto aprovado de expansão da estratégia DOTS com fundos da Unidade de Gestão de Projetos de TBCAP (PMU) da KNCV Tuberculosis Foundation.

Estão sendo repassados para o Programa um motante de 22,5 mil dólares com execução nos próximos 5 meses para apoio de atividades ACMS  e fortalecimento e expansão da Estratégia DOTS, no marco da estratégia STOP TB em 5 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O plano de trabalho foi estruturado seguindo as linhas do novo modelo de atenção ao paciente com tuberculose em implantação no Estado.

O estado de Minas Gerais se constitui numa oportunidade de demonstrar que a expansão da Estratégia DOTS com qualidade pode ser feita por meio das unidades de atenção básica e pela existência de um modelo de rede de atenção organizado.

Active ImageDurante a visita os consultores da OPAS foram brindados com uma excelente apresentação de Dr. Eugênio Vilaça, assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde e idealizador desse Modelo de Redes de Atenção, que é atualmente utilizado como estruturador das políticas de atenção à saúde no Estado.

Nos dois dias de reunião a equipe de tuberculose da OPAS se reuniu com toda a equipe do Programa de Controle da Tuberculose e da Superintendência de Epidemiologia da SES-MG para discutir o plano de execução desse projeto e conhecer sua inserção no marco do novo modelo de atenção ao paciente com tuberculose e a operacionalização da estratégia DOTS em uma política de Redes de Atenção em uma região com alta cobertura de PSF.

Os componentes que serão reforçados com esse recursos incluem atividades de ACMS, capacitações, reuniões, sensibilização de gestores e maior participação da comunidade e o reforço das atividades de mobilização social e produção de material de comunicação.

Active ImageNesta visita a equipe de consultores da OPAS foi recebido pelo o Secretário da Saúde, Dr. Marcus Pestana, em seu gabinete juntamente com equipe do PCT estadual. O secretário agradeceu a visita da OPAS e se comprometeu apoiar a execução do projeto que inicia o trabalho em cooperação e parceria da OPAS com a SES MG que terá continuidade no proximo ano por meio de um novo projeto agora com fundos da USAID, semelhante aos projetos já desenvolvidos no Rio de Janeiro e em São Paulo

 


Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595