Skip to content

Leishmaniose Visceral Canina: fórum de discussão sobre tratamento

Imprimir E-mail

Sample ImageCom o apoio da OPAS/OMS no Brasil, por meio da  área de Saúde Pública Veterinária, foi realizado nos dias 1º e 2 de outubro, o II Fórum de discussão sobre tratamento da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

O principal objetivo  do eventou foi realizar uma análise dos artigos publicados a partir de 2007, na literatura nacional e internacional, sobre o tratamento da leishmaniose visceral em cães, com vistas a fundamentar técnica e cientificamente a SVS-MS na definição de política nacional para a vigilância e controle da LVC, no que se refere ao tratamento desses animais. 

Nesse Fórum participaram expertos das áreas de epidemiologia, imunologia, entomologia, diagnóstico clínico e laboratorial das leishmanioses, vinculados a universidades, centros de pesquisas, secretarias de saúde, à Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e ao Centro Panaftosa/OPAS/OMS.

A dinâmica de trabalho se deu pela divisão dos participantes em dois grupos, seguindo roteiro de questões relevantes sobre o tratamento canino e as suas potenciais conseqüências para a saúde da população humana e animal. Ao final, o grupo elaborou um relatório consensual, com as devidas considerações e recomendações.

A recomendação final de que seja mantida a proibição do tratamento da LVC pelos Ministérios da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme a Portaria IM n.º 1.426 (2008) que regulamenta o Decreto n.º 51.838 (1963). Essa conclusão é baseada na consideração de que os estudos analisados não contribuíram com dados novos ou não trouxeram robustez às respostas que interessariam mais diretamente a questão da segurança do tratamento da LVC, em termos de saúde pública.

Confira o relatório do II Fórum de discussão sobre o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina (LVC)

Última atualização em Sex, 30 de Outubro de 2009 07:23

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595