Skip to content

VIII Reunião Interagencial STOP TB das Américas

Imprimir E-mail

Sample ImageNos dias 31 de agosto e 1.º de setembro de 2009 foi realizada a VIII Reunião Interagencial STOP TB das Américas na cidade do Rio de Janeiro/RJ. O evento foi organizado pela OPAS/OMS, sendo coordenada pela Dra. Mirtha Del Granado, Assessora Regional para TB. Contou com a participação dos 12 países prioritários para a Tuberculose nas Américas: México, Guatemala, República Dominicana, Haiti, Nicarágua, Honduras, Equador, Guiana, Peru, Colômbia, Bolívia e Brasil. Também participaram como convidados, agências internacionais e outros parceiros que apoiam financeira e tecnicamente os programas de TB da região da Américas destacando: USAID, CDC, UNION, MSH e STOP TB Partnership.

evento STOP TBNa mesa de abertura além da Dra Mirtha Del Granado estavam presentes, Dra. Ximena Aguilera, Coordenadora do Projeto de Doenças Transmissíveis e Dr. Jarbas Barbosa, Gerente da área de Vigilância a Saúde e Prevenção e Controle de Doenças, ambos da OPAS/OMS Escritório Central; Dr. Salah Otmanni, Representante da Estratégia Stop TB da OMS e Dr. Giuliano Gargioni, Representante da Stop TB Partnership e autoridades do Ministério da Saúde e das secretarias estadual e municipal do Rio de Janeiro.
 
Os objetivos principais dessa reunião foram: (1) avaliar o execução dos planos estratégicos de controle dos países e da Região (2006-2015) para o alcance dos Objetivos e Metas do Milênio (ODM) e (2) acompanhar o cumprimento dos acordos firmados pelos países prioritários na última reunião realizada em Lima, Perú.

Sample ImageForam discutidos, entre outros temas relacionados coma agenda prevista: a tuberculose e a saúde  indígena, coinfecção TB/HIV, tuberculose multirresistente, comunicação e mobilização social, TB em prisiões e outros grupos de alto risco. O Coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Brasil, Dr. Dráurio Barreira, fez uma apresentação especial da situação epidemiológica e operacional da TB no País, com destaque para os avanços e dasafios para o PNCT no alcance dos ODM.

Sample ImageAdjunto a este evento, ocorreram mais três eventos dirigidos aos países prioritários para TB nas Américas, dois deles sobre laboratório: Reunião de Chefe de Laboratório Nacionais e Reunião de Laboratórios de Referência Supranacionais e Centros Colaboradores (02 e 03 de setembro). 
 

Última atualização em Ter, 09 de Março de 2010 12:56

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595