Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS e Fiocruz discutem ações conjuntas: SUS e Cooperação Sul-Sul são destaque

Active ImageO representante da Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS/OMS no Brasil, Engenheiro Diego Victoria, participou de uma reunião na sede da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, no Rio de Janeiro, quarta-feira 08 de outubro, com o presidente da instituição, Paulo Gadelha, para discutir estratégias de ação comuns às duas entidades.

Também participaram da reunião pela Opas: José Paranaguá de Santana- responsável pelo Programa de Cooperação Internacional (TC 41); Enrique Gil - gerente de Prevenção de Doenças e Desenvolvimento Sustentável; Luis Codina - gerente de Saúde Familiar, Segurança Alimentar e Nutrição; Abel Packer - da Bireme; e Ottorino Cosivi - da Panaftosa.

Da equipe Fiocruz estiveram presentes os vice-presidentes Claude Pirmes, de Pesquisa e Laboratórios de Referência; Maria do Carmo Leal, de Ensino, Informação e Comunicação; Valcler Rangel Fernandes, de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde; Carlos Augusto Grabois Gadelha, de Produção e Inovação em Saúde; Paulo Buss, coordenador-geral do Centro de Relações Internacionais e José Roberto Ferreira, da Assessoria de Cooperação Internacional.

O Representante da OPAS/OMS, Diego Victoria, avaliou o resultado da reunião como um momento “muito importante de coordenação estratégica e programática entre as instituições envolvidas”. E salientou que o objetivo do encontro foi o de “coordenar as ações conjuntas para o próximo biênio no âmbito da uma Agenda Técnica, acordada entre as partes, além das iniciativas previstas no plano de trabalho de cada uma das instituições para o período 2010/2011”.

Resultados

A reunião permitiu formular uma visão integral das orientações políticas e estratégicas de ambas as instituições, além de compartilhar informações valiosas para aferir os processos e resultados da cooperação técnica realizada e das ações em andamento, apontando áreas de interesse prioritário e oportunidades para a ação conjunta.

Foram renovados os compromissos com as diretrizes políticas do governo brasileiro com o fortalecimento do SUS e a cooperação internacional, dois eixos prioritários da Estratégia de Cooperação da OPAS/OMS com a República Federativa do Brasil 2008-2012, firmadas pelo Ministro da Saúde José Gomes Temporão e as diretoras da OPAS, Mirta Roses e da OMS, Margaret Chan.

Um ponto de destaque na pauta da reunião foi a orientação para incrementar o programa de cooperação no marco da missão que assume a Fiocruz no contexto da política de Estado do Brasil para inserção do setor Saúde no processo de Desenvolvimento Nacional e de suas inserções internacionais. Nesse sentido, devem ser aproveitadas as complementaridades das estruturas e funcionalidades institucionais de ambas organizações na promoção de atividades essenciais para o fortalecimento do SUS brasileiro, bem como de apoio aos países que compartilham propósitos, ou já estão empenhados na consolidação de sistemas de saúde públicos, universais e equitativos.

Também foram ressaltados os benefícios que poderiam advir de melhorias na gestão integrada das múltiplas iniciativas já em curso, nas quais a OPAS contracena com as diferentes áreas técnicas do MS, da Fiocruz e demais órgãos do SUS. Sob esse aspecto, devem ser exploradas as potencialidades do modelo de cooperação no âmbito do TC 41, concebido como plataforma jurídico-institucional e operacional para a formulação e execução da política nacional de cooperação internacional em saúde, com foco no eixo geopolítico SUL-SUL e prioridades para os blocos UNASUL e PALOP/CPLP.

Active Image Active Image

 

Crédito da foto: Vinicius Marinho/Fiocruz

Outubro, 09 de 2009

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595