Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Iniciada a elaboração do Plano de Melhoria de Processos baseados em Tecnologia da Informação
Active ImageEquipe constituída de TI inicia a elaboração do Planejamento organizado de desenvolvimento da Tecnologia da Informação da Representação, denominado PMPTI – Plano de Melhoria de Processos baseados em Tecnologia da Informação, dentro do contexto do Plano de Desenvolvimento Integral da Representação.

O objetivo é a busca de eficiência, eficácia, qualidade e diminuição de custos nas operações Administrativas e na Cooperação Técnica da OPAS/OMS, e para alcançar estas metas, o plano conterá as ações que conduzirão a racionalização dos processos organizacionais, utilizando o apoio das ferramentas da Tecnologia da Informação e irá direcionar a organização rumo a um avanço significativo no atendimento das premissas e requisitos da Estratégia Organizacional, que está orientada pelo conceito de organização matricial do trabalho. Este documento estará alinhado para a sustentação do PTB 2010-2011 (Plano de Trabalho Bianual), na forma de ações de melhorias organizacionais para apoio na obtenção dos resultados esperados pela execução do mesmo.

Um dos focos do trabalho e a expansão e integração dos sistemas de informação da organização, objetivando maximizar as operações e reorientar os esforços, principalmente, para as operações que atualmente podem exigir trabalho excessivo ou mesmo duplicado, transformando-as em operações mais simples, únicas e concisas. Também neste plano estarão contempladas as necessidades de evolução de hardware, rede e software.

Para a elaboração do plano, a equipe de especialistas Marcos Ramos, Pedro Luiz Clé e Alex Rodrigues está conduzindo uma série de entrevistas com as áreas respectivas para levantamento da situação atual e dos requisitos necessários para atender os objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional e seus respectivos mecanismos de controle e avaliação do desenvolvimento institucional. Também estarão contribuindo com o trabalho, sob a forma de orientação e consultoria os especialistas Henry Munoz e Marcelo D’agostino e ainda estarão sendo envolvidos e convidados a participar ativamente os gerentes das unidades técnicas e o administrador.

A equipe fará avaliação das metodologias e tecnologias disponíveis e a viabilidade da respectiva aplicação, para que a organização usufrua das melhores práticas, já consagradas, de administração de processos organizacionais e uso racional da tecnologia da informação. Podemos destacar, preliminarmente, a probabilidade de utilização da metodologia SIX SIGMA para administração de processos, ITIL – para aplicação na governança de TI, UP – Processo Unificado - para o desenvolvimento e manutenção de sistemas, APF – Análise de Pontos de Função – para métricas e dimensionamento de software e o PMBOK para gestão de projetos de TI.

Em breve, teremos divulgação dos avanços e a apresentação para toda a organização do documento, fruto deste trabalho.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595