Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

CIRHUS Equador inicia sua primeira turma
Active ImageO Equador inaugurou seu primeiro Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Recursos Humanos em Saúde (CIRHUS) no dia 12 de outubro em Quito, em solenidade realizada no Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade Central (ISSP/UCE). Participaram autoridades do Ministério da Saúde, da Assembléia Constituinte e da Universidade Central do Equador, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Brasil, e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) - Representações do Equador, Brasil e Sub-Região Andina, 32 alunos do novo curso e equipe docente.

O gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41 – OPAS/Brasil), José Paranaguá de Santana, participou da sessão e ressaltou em sua saudação os cumprimentos enviados aos protagonistas do projeto equatoriano pelo Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victoria, e pelo Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, Francisco Campos. Paranaguá salientou a potencialidade da estratégia de cooperação Sul-Sul para a geração de capacidades que aumentem a autonomia dos países e incentivem o intercâmbio de saberes e o desenvolvimento de projetos conjuntos.
 
A Universidade Central do Equador deverá ser o núcleo de formação de gestores de recursos humanos para o sistema nacional de saúde, em uma ação conjunta com o Ministério da Saúde do país. Na oportunidade se reafirmou a prioridade para investimentos no projeto CIRHUS, ratificando o compromisso de alcançar um contingente de 200 profissionais capacitados nesse curso, no marco de um convênio firmado entre o Ministério e a Universidade.
 
Memória
 
O CIRHUS/Equador é executado pelo ISSP/UCE com o apoio da OPAS/OMS e do Ministério da Saúde do Brasil, por intermédio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41), com a colaboração técnica da UFRN mediante convênio.  O coordenador do TC 41, José Paranaguá de Santana, explica que o evento integra as ações que a OPAS/OMS executa no marco do Chamado à Ação de Toronto por Uma Década de Recursos Humanos em Saúde (2006-2015). 

A origem da iniciativa remete ao ano de 2006, quando a OPAS/OMS, o Ministério da Saúde do Brasil e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveram o Curso Internacional em Gestão de Políticas de Recursos Humanos em Saúde (CIRHUS) para a Sub-Região Andina, que foi o primeiro passo para estabelecer em cada um dos países uma oferta de especialização de gestores de políticas de Recursos Humanos em Saúde. Além dessa iniciativa do Equador, o Chile formou uma turma do CIRHUS e já iniciou a segunda, em setembro último. O Peru inicia seu primeiro curso em 30 de outubro. O CIRHUS/Colômbia começa em 2010.
 
Clique aqui para ler mais.

Outubro, 15 de 2009

 

 

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595