Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Rede Pan-Amazônica de CT&IS promove reunião em Lima

Active ImageA reunião anual da Rede Pan-Amazônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, CT&IS, será realizada nos dias 11 e 12 de novembro em Lima, Peru. A Rede Pan-amazônica tem como entidades constituintes a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Organização da Amazônia  (ORAS), a Associação de Universidades Amazônidas (Unamaz), instituições diversas de CT&IS, representantes dos governos dos diversos países que compõem a rede e a OPAS/OMS, que apóia a iniciativa por intermédio do Programa de Cooperação Internacional (TC 41).

O principal objetivo do encontro consiste na pactuação e elaboração de projetos sub-regionais para as três áreas prioritárias da rede, que são Telessaúde, BVS Pan-Amazônica de CT&IS e Saúde & Ambiente. A Fiocruz exerce até 2010 a Secretaria Executiva da rede. Além disto, conta com a estrutura de um Comitê Gestor Pró-Rede Pan-amazônica, conformado pela OTCA, OPAS, Fiocruz e um representante da presidência do Comitê Intergovernamental Amazônico de CT&IS.

Durante a reunião anual, serão apresentadas também propostas de trabalho para o ano de 2010, por meio da implantação de grupos de trabalho estratégicos para a rede: Inovação & Propriedade Intelectual, Investigação em Sistemas e Serviços de Saúde Amazônicos e Pesquisa em Malária.

Participantes

O IV Encontro contará com a participação dos coordenadores dos programas/núcleos de Telessaúde, Saúde & Ambiente e BVS-Saúde Pública de cada país amazônico (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela); dos membros do Comitê Gestor Pró-Rede Pan-Amazônica de CT&IS (Fiocruz, OTCA, OPAS/OMS, UNAMAZ e Presidência do Comitê Intergovernamental Amazônico de CT&IS) e delegados do Comitê Intergovernamental Amazônico de CT&IS.
Para conhecer a programação do evento acesse o link abaixo.
Agenda do IV Encontro Anual da Rede Pan-Amazônica de CT&IS

A Rede Pan-amazônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde responde à demanda deformação de uma Rede Cooperativa entre instituições de ensino, pesquisa e gestão que integram os oito países da Organização do tratado de Cooperação Amazônica localizados na região Amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Memória

A proposta da rede representa um esforço conjunto entre as instituições, acima mencionado, para a produção de insumos estratégicos e novas tecnologias para o combate a doenças comuns à região, como malária, leishmaniose, hanseníase, tuberculose, entre outros.

A rede estimula uma atuação articulada entre os países amazônicos para o desenvolvimento da região, a produção e difusão de inteligência cooperativa voltada para a realidade local, atuando nos campos de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, gestão e cooperação nacional e internacional.

Um dos principais objetivos da rede é apoiar os países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) na solução de problemas sanitários da região. O plano de trabalho está a cargo do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (CpqLM/Fiocruz). A OPAS e a OTCA atuam proativamente na organização da rede.

Dentre os principais resultados alcançados pela Rede, vale menção à realização do I, II e III Encontro Internacional Pró-Rede Pan-amazônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, em novembro de 2006 na cidade de Manaus, em julho de 2007 na cidade de Belém e em agosto de 2008 na cidade de Quito, respectivamente.

Clique aqui para conhecer a rede

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595