Home


Dimensões bioéticas da cooperação Sul-Sul em saúde

Active ImageDurante o IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco, o coordenador do Programa de Cooperação Internacional (TC 41) da OPAS/OMS no Brasil, José Paranaguá de Santana, apresentou o trabalho intitulado “Dimensões bioéticas da cooperação Sul-Sul em saúde”, domingo, dia 01 de novembro. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com o professor Volnei Garrafa, da Cátedra Unesco de Bioética da UnB. O evento da Abrasco encerra dia quatro de novembro, quarta-feira, em Recife (PE).

 

A apresentação abordou o tema no contexto do relacionamento entre os países situados no Hemisfério Sul, apontando para uma reflexão sobre os dilemas éticos situados na intersecção entre os interesses diplomáticos de cada estado nação e a doutrina da cooperação técnica entre países (CTP) da ONU, pautada no equilíbrio e sintonia das relações internacionais nos planos político e econômico, bem como técnico e científico.

Tomando como referência a iniciativa de cooperação técnica entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Português (PALOP) no desenvolvimento do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS), vis-à-vis a progressiva importância da CTP em saúde no contexto das relações diplomáticas no eixo Sul-Sul, os autores reconhecem a pertinência e relevância das questões bioéticas na avaliação dos métodos, das operações e dos resultados da CTP, indicando ainda importantes lacunas de conhecimento na confluência da Bioética com a Saúde Coletiva.

O trabalho integra a proposta de constituição do Grupo de Estudos em Bioética e Diplomacia em Saúde, que é uma iniciativa conjunta da Cátedra UNESCO/Programa de PG em Bioética da UnB e do Centro de Relações Internacionais em Saúde- CRIS/FIOCRUZ. Essa proposta será lançada em solenidade no próximo dia 13 de novembro em reunião na sede da Representação da OPAS/OMS em Brasília.

 

 

 

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595