Skip to content

Presidente da República e Ministro da Saúde participam do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Imprimir E-mail

nullO Presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no dia 03 de novembro de 2009, participaram do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Recife, junto com outras autoridades políticas, como a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da Saúde, como Dr. José Luis Di Fabio, Gerente da área de Tecnologia, Atenção em Saúde e Pesquisa do Escritório Central da OPAS/OMS.

O Presidente Lula destacou o bom desempenho dos programas de Saúde desenvolvidos no Brasil, fundamentalmente na área de Saúde Coletiva, e dedicou especial atenção ao SUS, Sistema Único de Saúde, como um dos maiores sistemas públicos de saúde no mundo.

nullAntes de iniciar seu discurso, porém, Lula pediu um minuto de silêncio pelas vítimas do avião C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) que desapareceu no dia 29 de outubrode 2009, na Amazônia e transportava, além de militares, técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que estavam em trabalho de vacinação em aldeias indígenas do vale do Javari, no extremo oeste do Estado do Amazonas.

nullO ministro Temporão enfatizou em seu discurso a importância dos programas de imunização brasileira, como o da Rubéola, as campanhas desenvolvidas para HIV/AIDS, as políticas de transplante e iniciativas desenvolvidas com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP.

A parteira Josefa Maria dos Santos, convidada a participar da mesa, destacou em sua fala a importância da participação de profissionais das diversas áreas da Saúde e emocionou o Presidente Lula que disse ser ele a prova viva da relevância no Brasil, ainda nos dias de hoje da atuação destas profissionais.

O evento lotou o Teatro Guararapes, localizado no Centro de Convenções de Pernambuco, com a presença de aproximadamente 2 mil pessoas.

Última atualização em Qua, 11 de Novembro de 2009 05:49

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595