Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

CIRHUS participa de seleção de trabalhos da cooperação Sul-Sul

O Curso Internacional de Especialização em Gestão de Recursos Humanos em Saúde (CIRHUS) foi inscrito pelo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS no certame que selecionará iniciativas bem-sucedidas no âmbito da cooperação Sul-Sul. O evento é promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unidade Especial para Cooperação Sul-Sul do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP). Os projetos inscritos devem oferecer uma solução efetiva para problemas de saúde pública no cenário da cooperação internacional no Hemisfério Sul. A ação deve abordar alguns dos seguintes aspectos: formação de lideranças, inovação, sustentabilidade e parcerias.

 O CIRHUS é uma ação de cooperação Sul-Sul em Recursos Humanos em Saúde do Brasil no contexto da Una-Sul e foi iniciado com dois cursos, o primeiro promovido para a Região Andina, no período 2006/2007, e o segundo na Região do Cone Sul em 2008. O objetivo da iniciativa é o de apoiar o desenvolvimento de capacidades nacionais para liderar e conduzir Políticas de Recursos Humanos em Saúde, fomentar a criação de planos de ação o desenvolvimento de RH para a década na região das Américas.
 
A experiência brasileira com o projeto de Capacitação em Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde (CADRHU), iniciado em 1987, no contexto da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Curso Internacional em Recursos Humanos, em agosto de 1989 e o Curso Latino-americano de Recursos Humanos em Saúde (CLARHUS), em agosto de 1992, foram a base para o projeto CIRHUS.  O plano de trabalho da plataforma CADRHU foi adaptado para o projeto CIRHUS, assegurando que o contexto de cada país seja o foco dos cursos realizados.
 
Os principais parceiros da iniciativa são o Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC-41), da OPAS/BRA, e o Ministério da Saúde do Brasil/Fiocruz que buscam contribuir para o fortalecimento da capacidade do Brasil em cooperar para o desenvolvimento dos sistemas de saúde dos países membros da OPAS/OMS no marco da Cooperação Sul-Sul, prioritariamente na região da América do Sul e dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP).

Um comitê independente revisará todas as propostas inscritas no certame das experiências de cooperação Sul-Sul e selecionará três soluções em saúde global. Os trabalhos selecionados serão apresentados na Feira Mundial de Cooperação Sul-Sul, em Washington, DC, de 15 a 17 de dezembro de 2009.

Clique aqui para mais informações

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595