Boletins Panaftosa

Home


Municípios do RVL discutem estratégias de Monitoramento em Saúde

Imprimir E-mail

nullNo dia 9 de novembro de 2009, na cidade de São Paulo, estiveram reunidos os municípios de Guarulhos/SP, Terezina/PI, Olinda/PE, Belo Horizonte/MG e Fortaleza/CE para discutirem estratégias de monitoramento em saúde através de uma Oficina de trabalho – “Painéis de monitoramento em saúde”.

Essa atividade teve como objetivos principais conhecer os desenvolvimentos do Painel de Monitoramento da Secretaria de Saúde do Município do São Paulo, para a tomada de decisões do gestor municipal. Marco conceitual e instrumental, discutir a proposta de uso da informação para favorecer o seguimento a os indicadores da gestão, em particular com os ODMs, nos municípios com RVL e desenvolver um plano de atividades para cada município.

No marco das atividades da iniciativa Rostos, Vozes e Lugares, (RVL) a OPAS/OMS no Brasil propos aos municípios do RVL, a metodologia de Sala de Situação de Saúde (Painéis de Saúde e Observatórios de Saúde) para que eles possam aprimorar o seu diagnóstico situacional e monitoramento dos principais indicadores municipais de saúde. Proporcionando assim que estas informações estejam disponibilizadas para a definição de decisões, monitoramento e acompanhamento das ações em saúde e disseminação das informações.

Como metodologia de trabalho foi apresentado:

• A Iniciativa do RVL , pela OPAS/OMS no Brasil ,
Sala de Situação de Saúde no município de Olinda/PE e;
Paineis de monitoramento de Saúde no município de São Paulo
• Discussão em grupo para verificar fortalezas e debilidades de cada município e definição de como a OPAS/OMS no Brasil irá trabalhar o temas nos municípios do RVL.

Através dessa atividade a OPAS/OMS no Brasil acredita que os  municípios que estão na estratégia RVL possam se qualificar ainda mais para impulsionar estratégias de Gestão do Conhecimento, contribuindo assim no desenvolvimento  de capacidades locais.

Última atualização em Ter, 19 de Janeiro de 2010 09:13
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595