Skip to content

I Seminário Internacional de Bancos de Leite Humano – FIOCRUZ e OPAS/OMS

nullNos dias 23 e 24 de novembro foi realizado o I Seminário Internacional de Bancos de Leite Humano – FIOCRUZ e OPAS/OMS. Estiveram presentes na sessão de abertura do evento Paulo Gadelha, Presidente da Fiocruz; Carlos Maciel, Diretor do Instituto Fernandes Figueira; Cícera Henrique da Silva, representando o Diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde; Luis Codina, OPS/OMS-Brasil; Silvia Palma de Ruiz, vice ministra de saúde da Guatelama e Elsa Giugliani, Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno/MS.

Durante a primeira tarde do evento foi realizado um painel de experiências dos países em Bancos de Leite Humano. Oscar Suriel da representação da OPAS/OMS do Equador apresentou os avanços deste país, Silvia de Ruiz - vice ministra de saúde apresentou a experiência da Guatemala. Mara Castro no Uruguai e, finalmente, Franz Novak a experiência brasileira.

nullImportante destacar que Equador, Guatemala, Brasil participam assim como Honduras de uma cooperação técnica entre países apoiada pela OPAS/OMS que conta com a expertise da Rede Ibero Americana de Bancos de Leite Humano. O objetivo maior deste projeto é contribuir para a redução da mortalidade infantil através da cooperação sul-sul. A primeira fase desta cooperação técnica está sendo finalizada em 2009. No entanto, aproveitou-se a ocasião do evento para o planejamento das linhas gerais e resultados esperados para o seguimento da cooperação técnica no próximo ano. 

O evento foi realizado no Auditório do Museu da Vida, Campus da Fiocruz–Manguinhos, Rio de Janeiro. Acesse também informações no site da Fiocruz.

Veja a reportagem sobre o Seminário Internacional de Bancos de Leite postada no site do ICICT.

Acesse o programa do Seminário Internacional de Bancos de Leite Humano

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595