Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

TCC OPAS sobre controle de raiva na fronteira Brasil – Bolívia contribui para prêmio na 9ª Expoepi

null
TCC OPAS sobre controle de raiva na fronteira Brasil – Bolívia contribui para o estado do Mato Grosso do Sul ganhar prêmio na 9ª Expoepi.

nullA Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que acontece anualmente no Brasil, desde 2001, foi criada pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde para permitir o intercâmbio de informações entre os serviços de vigilância, prevenção e controle de doenças das três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS) e dar visibilidade aos resultados alcançados em relação à proteção e promoção à saúde. 


O seu formato reúne uma Mostra Competitiva e outras atividades como reuniões técnicas, conferências, mesas redondas e painéis onde são debatidos temas de cunho técnico-científico relevantes para a vigilância em saúde. A Mostra Competitiva visa divulgar os serviços de saúde dos estados e dos municípios que se destacaram pelo êxito alcançado em ações realizadas no campo da vigilância em saúde.


No ano de 2009 a EXPOEPI teve como objetivo central divulgar ações que demonstrassem a integração entre as diversas subáreas da vigilância em saúde, assim como as articulações intra e intersetoriais para o alcance do impacto epidemiológico. Todos os temas da convocatória procuraram focalizar experiências que apresentassem capacidade de organizar a vigilância de forma integrada, destacando os processos de gestão com esse propósito.

A Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul (SES/MS) ganhou o prêmio de melhor trabalho na Mostra Competitiva, na categoria “Inovações na gestão da vigilância epidemiológica, com ênfase na articulação intrassetorial” com o trabalho intitulado “Resultados da Implantação do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle da Raiva na Fronteira de Mato Grosso do Sul/Brasil e Província German Busch/Bolívia”.

O trabalho vencedor teve como como principal objetivo avaliar as ações desencadeadas pelos dois países a fim de diminuir a circulação viral da raiva na fronteira nessa região e identificar os principais resultados obtidos pelas ações integradas entre países, estado/departamento/província e municípios, realizadas entre 2007 - 2008.

Essas ações integradas tiveram seu inicio a partir de um TCC OPAS para o fortalecimento dos programas nacionais da raiva do Brasil e da Bolívia, que apoiou várias reuniões  técnicas e científicas que perimitiram a curto prazo, a realização de ações coordenadas, sistemáticas e simultâneas na faixa de fronteira entre o estado de Mato Grosso do Sul, municípios de Corumbá e de Ladário e o Departamento de Santa Cruz de La Sierra, municípios da Província German Busch, com o apoio e cooperação das Representações da OPAS do Brasil e da Bolívia e dos respectivos Ministérios da Saúde.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595