Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

3º Encontro Anual da Farmacopéia Brasileira

nullNos dias 17 e 18 de novembro de 2009 realizou-se no auditório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o 3º Encontro Anual da Farmacopéia Brasileira. O Encontro reuniu especialistas do Brasil, dos países-parte do MERCOSUL e da Europa: representantes das Farmacopéias Internacional e Européia.

A interface da Farmacopéia com a cadeia produtiva farmacêutica, a construção da Farmacopéia Mercosul como instrumento de fortalecimento regional e a expectativa de uma Famacopéia Latino Americana foram assuntos abordados.

Compuseram a mesa de abertura: o diretor-presidente da Anvisa Dirceu Raposo de Mello, a Diretora da Anvisa Maria Cecília Brito, o Ministro das Relações Exteriores João Luiz Pereira o representante da Organização Pan-Americana da Saúde, Christophe Rérat, o presidente da Comissão da Farmacopéia Brasileira, Gérson Antonio Pianetti, e a representante do Ministério da Saúde, Karen Sarmento Costa.

“A Farmacopéia deve atender às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), pois é parte integrante deste sistema. Sua consolidação no país é fundamental para que o mercado de produtos farmacêuticos cresça com qualidade e responsabilidade”, afirma a diretora da Anvisa Maria Cecília Brito.

Durante o encontro foi assinado no Ministério das Relações Exteriores, pelos Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Krishiner, um acordo com o objetivo de cooperação técnica entre as farmacopéias do Brasil e da Argentina, abrangendo: reconhecimento mútuo de lotes de Substâncias Químicas de Referência (SQR) já certificadas pelas farmacopéias, desenvolvimento conjunto de novos lotes de SQR e harmonização de monografias oficiais utilizadas no controle da qualidade de medicamentos.

“Este acordo pode ser o primeiro passo para que no futuro seja criada a farmacopéia regional do Mercosul”, prevê o Ministro João Luiz Pereira do Ministério das Relações Exteriores. Estiveram presentes ao ato da assinatura: Dra. Maria Cecília Brito e Dr. Dirceu Raposo de Melo, Diretora e Diretor-Presidente da Anvisa; Drs. Ricardo Martinez e Carlos Chiale, representante da Anmat e da Farmacopéia Argentina.

Para Maria Cecília Brito, o acordo pode ajudar os países a enfrentarem dificuldades comuns, como, por exemplo, as relacionadas ao aporte laboratorial. “Precisamos fortalecer nossas estratégias de forma que, aos poucos, possamos reduzir o fosso entre os hemisférios Norte e Sul”, diz.

O representante da Anmat (Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica), Ricardo Martinez, destacou a relação entre qualidade, acessibilidade, inovação e desenvolvimento. “O eixo de permanente integração entre Brasil e Argentina pode contribuir para melhorar a qualidade dos nossos medicamentos, aumentar a produção local e reduzir a dependência tecnológica”, comenta.

Finalizando o evento, houve o lançamento da RDC 57 que dispõe sobre o registro de insumos farmacêuticos.
 

 


Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595