Skip to content

Maternidades dão atenção diferenciada a adolescentes

Imprimir E-mail

nullCom o objetivo de participar da terceira Oficina relacionada com a abertura dos serviços diferenciados para atenção de Adolescentes das maternidades José Maria de Magalhães Neto, Instituto de Perinatologia da Bahia - IPERBA - e Maternidade Tsyilla Balbino, em Salvador, Bahia, entre os dias 23 e 26 de novembro de 2009, o Dr. Patrício Jamriska representou a OPAS/OMS no Brasil em um evento no marco da cooperação técnica. 

nullNeste período realizada a Inauguração da Oficina de Capacitação a profissionais para a Implementação de Serviços diferenciados para a atenção a Adolescentes e Prevenção da Segunda Gestação com Funcionários das Três Maternidades, IPERBA, Magalhães e Tsylla.

Entre os presentes estavam profissionais de saúde como médicos, enfermeiras, nutricionistas, psicólogos, enfermeiras obstetras, representando a assistência de 45 Funcionários das três maternidades.  

nullA OPAS/OMS participou com dois assessores internacionais, Dra. Guijarro e Dr. Naranjo, como parte do programa em marcha, além da Dra. Margarita Díaz, profissional em educação e capacitadora como convidada por parte do Ministério da Saúde em nível Federal.

Os temas tratados durante os 4 dias de atividades se relacionam com os processos de  implantação de um serviço de atenção diferenciada para adolescentes, experiências exitosas já existentes em outros países, assim como a política nacional de Atenção ao Adolescente.

nullA agenda incluiu também atividades de sensibilização aos profissionais em adolescência e sexualidade, hipertensão na gravidez de adolescentes, lactancia materna, adolescentes e violência, aborto, apresentando atividades que se desenvolveram, tanto em conferências magistrais e quanto de maneira lúdica.

Participaram das atividades Dra. Débora do Carmo, Dra. Ana Paula Torres, Dra. tatiana Oliveira, do Ministério da Saúde-RJ, Dra. Margarita Díaz, Dra. Dolores Fernandez, Dra. Maria José Oliveira.Dr Jorge Naranjo (Consultor Internacional), Dra. Susana Guijarro (Consultor Internacional), Dra. Lilian Cherulli em representação do MSP Nível Federal, Ana Paula Torres de SESAB, Dolores Fernandes, director do IPERBA, Dra. Sandra Renata, representando a maternidade José Maria de Magalhães Neto e Dra. María José  Diretora da Maternidade Tsylla Balbino.

A Dra. Sandra Pessin, pela Secretaria Municipal de Saúde ministrou o curso de Caderneta de saúde do adolescente. Também estiveram presentes representantes de unidades básicas de saúde do município de Salvador que darão suporte às três maternidades.

Active Image       Active Image   Active Image

Última atualização em Seg, 07 de Dezembro de 2009 09:00

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595