Home


Inicia oficina para construir Curso Virtual de Capacitação de Formadores de Médicos com Foco em APS

O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e com o apoio da OPAS/OMS, inciou hoje, dia primeiro de dezembro, uma oficina de trabalho para finalizar a proposta de um curso virtual de Capacitação de Formadores de Médicos com Foco em Atenção Primária à Saúde (APS). Participaram da mesa de abertura dos trabalhos Felix Rigoli e José Paranaguá, da Representação da OPAS/OMS no Brasil, Francisco Campos, titular da SGTES/MS, e Ana Estela Haddad, DEGES/SGTES/MS, além de Charles Godue, da OPAS/WDC. O evento prossegue até o dia três, na Sala Izabel Santos, da OPAS/OMS, em Brasília. O curso será aplicado na plataforma do Campus Virtual em Saúde Pública da OPAS/OMS.

Antecedentes

Em reunião da Escola de Medicina da UFMG, em julho de 2008, foi discutida a formação dos médicos a partir de uma orientação baseada na Atenção Primária à Saúde (APS). Nesta ocasião, surgiu a recomendação de criar uma capacidade técnica para promover, orientar e assessorar processos institucionais de mudança na educação médica com base na APS e que este trabalho seria desenvolvido a partir da criação de uma rede de aprendizagem formada por instituições acadêmicas com experiências inovadoras de formação orientada à APS, incluindo Centros Colaboradores da OPS/OMS e escolas de medicina e de ciências da saúde.

Os convidados internacionais que participam da oficina de trabalho são: Marcelo Garcia y Alejandro Cragno, Universidad del Sur, Argentina;  María Cristina Davini e Mônica Abramzon, Universidad de Buenos Aires, Argentina; Julio Vignolo e Eduardo Henderson; Universidad de la República Uruguay; Michael Glasser, University of Illinois, Rockford, USA; Lily Dow Velarde, University of New México, USA; Martine Morin, University of Sherbrooke, Canadá; Rosa María Borrell OPS/WDC, USA; e José Baudilio Jardines, OPS, Panamá.

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595