Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Turma 2009 do PLSI Edmundo Granda Ugalde destaca a importância da liderança em saúde pública

O Representante da OPAS/OMS, Diego Victoria, destacou a importância da liderança em saúde pública no cenário mundial ao participar do encerramento, no dia quatro de dezembro, da turma 2009 do Programa de Líderes em Saúde Internacional Edmundo Granda Ugalde (PLSI), quando os 34 participantes de 17 países receberam seus certificados. Victoria salientou a importância da busca de consenso e de acordos no âmbito da liderança internacional em saúde frente à crise econômica global e as mudanças climáticas. “Dois problemas que não têm fronteiras”, afirmou.

O Representante também chamou a atenção para a importância da cooperação Sul-Sul, que no Brasil atua com dois eixos: apoio aos países que formam a Una-Sul e apoio aos países africanos de língua portuguesa (PALOP).

O coordenador de Recursos Humanos OPAS/WDC, Charles Godue, observou que a turma 2009 do PLSI trouxe avanço muito importante na forma de tratar o modelo conceitual de saúde pública tanto no âmbito dos países e instituições como na problematização regional. Salientou também que todos os participantes souberam dar respostas às questões colocadas pelos tutores do curso.

Codue disse ainda que “vivemos um momento de reconfiguração do cenário internacional e é necessário construir uma agenda de intervenção para o setor saúde”. Os consultores de Recursos Humanos da OPAS/WDC, Eduardo Guerrero e Annella Auer, destacaram o alto nível dos trabalhos apresentados pela turma 2009 do PLSI e a sua grande contribuição para a saúde pública na região das Américas.

Esta é a segunda vez que a Representação da OPAS/OMS no Brasil realiza a cerimônia de encerramento das atividades de uma turma do PLSI, oportunidade em que são apresentados os estudos realizados em grupo e que contribuem para a tomada de decisão em diversos cenários da saúde pública na região das Américas. O objetivo do PLSI é o de formar quadros em Recursos Humanos para implementar a cooperação internacional.

O Programa de Líderes em Saúde Internacional Edmundo Granda Ugalde (PLSI) iniciou em 2008 por iniciativa da OPAS/OMS com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma Agenda de Saúde nas Américas para o período 2008-2017, tendo como estratégia o fortalecimento das capacidades dos países na região para compreender, atuar e influenciar positivamente nos determinantes internacionais de saúde.

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595