Skip to content

Projeto RENIC de Vigilância da Fármaco-Resistência do HIV

Imprimir E-mail

nullEm 27 de novembro de 2009 foi realizada na sede da OPAS/OMS em Brasília a Reunião Técnica sobre o Projeto RENIC 2010 - Rede de Isolamento e Caracterização do HIV para a Vigilância Epidemiológica Nacional da Fármaco-Resistência do HIV - em parceria com a Unidade de Laboratório – ULAB do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. O grupo técnico do projeto inclui pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo da reunião foi a definição do protocolo do estudo RENIC de vigilância nacional da fármaco-resistência do HIV no Brasil para implantação em 2010 em gestantes.

A reunião foi coordenada por Giovanni Ravasi, assessor regional da OPAS para a Fármaco-resistência do HIV, e Pamela Bermudez, ponto focal nacional da OPAS para o HIV, com a participação do grupo técnico da ULAB representado por Lilian Amaral Inocêncio, Denise Ferreira de Souza e Anderson Alvarenga Pereira, Gerson Fernandes Mendes Pereira coordenador da Unidade de Epidemiologia do Departamento DST, AIDS e Hepatites Virais, e dos pesquisadores Amilcar Tanuri da UFRJ, José  Carlos Couto Fernandes da FIOCRUZ, Ricardo Sobhie Diaz e Maria Cecília Sucupira da UNIFESP, e Claudia Cortese Barreto da USP.

nullO projeto RENIC 2010 de vigilância da fármaco-resistência do HIV aos anti-retrovirais será implantado em seis grandes cidades das cinco macro-regiões do país: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Goiânia e Recife. A realização do projeto de vigilância será apoiada por três laboratórios nacionais da Rede de Genotipagem (RENAGENO) os quais serão avaliados em 2010, com vistas a obter credenciamento junto à Rede Global de Laboratórios de Referência da OMS para a fármaco-resistência (HIVDR ResNet).

Acesse aqui o site da Rede Nacional de Genotipagem (RENAGENO) (www.aids.gov.br/genotipagem)

Acesse aqui a estratégia global da OMS para a prevenção e avaliação da fármaco-resistência do HIV.

(http://www.who.int/hiv/topics/drugresistance/en/index.html)

Última atualização em Qui, 10 de Dezembro de 2009 22:08

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595