Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil presente no evento ePORTUGUESe

Entre os dias 17 e 20 de novembro de 2009 os países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) estiveram reunidos na cidade de Maputo/Moçambique para discutir os avanços da Rede ePORTUGUESe, iniciativa da Organização Mundial da Saúde.

A II Reunião de Coordenação da Rede BVS ePORTUGUESe contou com a presença dos pontos focais dos países acima mencionados (entre representantes dos ministérios de saúde, universidades e escritórios regionais da OMS). Esta foi a primeira participação formal da Representação da OPAS/OMS no Brasil onde foi concedida a oportunidade de apresentar aos participantes, os avanços no marco da Gestão do Conhecimento e do uso da Internet como um instrumento de cooperação técnica, que pode beneficiar a agilidade de troca de experiências e de cooperação com as demais representações da OMS nos países de língua portuguesa. A perspectiva é que tal ação esteja incluída nas ações de cooperação sul-sul (Programa de Cooperação Técnica Internacional).

No decorrer do evento foi possível verificar os avanços dos países no uso das novas tecnologias de informação e comunicação como aliados às estratégias de qualificação do acesso ao conhecimento científico e de qualificação dos serviços prestados aos profissionais de saúde, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde, desenvolvido desde 2008 pela BIREME/OPAS, do Espaço Colaborativo e Blog do ePORTUGUESe. O resultado do evento foi o conjunto de recomendações, desafios e perspectivas que fortalecerão a Rede ePORTUGUESe nos próximos anos, listada na Carta de Maputo.  

            



Confira a agenda e as apresentações realizadas
durante o evento:
http://eportuguese.bvsalud.org/agendas/iireuniaoregional/

Saiba mais sobre a Rede ePORTUGUESe: http://eportuguese.bvsalud.org

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595