Skip to content

I Encontro do Projeto Segurança Humana São Paulo

 

 Em 9 de dezembro de 2009 foi realizado o I Encontro do Projeto Segurança Humana. Esta foi uma importante atividade do projeto interagencial, que é desenvolvido pela OPAS/OMS, UNESCO, UNICEF e UNFPA, no município de São Paulo. Este encontro teve por objetivo congregar atores e parceiros na execução do projeto nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social e promover o debate sobre o conceito de Segurança Humana, que está diretamente ligado com a lógica de prevenir a violência e promover a cultura de paz.

 O evento foi realizado em Itaquera, distrito da região leste de São Paulo, onde o projeto é desenvolvido, e contou com a participação de profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, assim como representantes da comunidade de Itaquera e adolescentes envolvidos no Projeto.

Segundo a Comissão de Segurança Humana na ONU, o conceito segurança humana tem como foco as pessoas e as comunidades, especialmente civis que estejam em situação de vulnerabilidade. Garantir a Segurança Humana significa proteger as pessoas expostas a ameaças ou situações críticas, desenvolvendo os seus pontos fortes para que possam enfrentar as situações por si mesmas, além de criar sistemas políticos, sociais, ambientais, econômicos, militares e culturais que dêem às pessoas os elementos básicos de sobrevivência, dignidade e meios de vida. Resumidamente, significa respeitar os direitos humanos fundamentais de todo ser humano: direito à saúde, à educação e à assistência, promovendo, então, a dignidade humana.

Durante a primeira parte do evento foram apresentados o projeto e o conceito Segurança Humana e, na segunda parte, foram realizadas apresentação e dinâmica, seguidas de debates, sobre os tipos de violência e sua relação com os direitos humanos, autonomia dos indivíduos e cidadania.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595