Boletins Panaftosa

Home


Grupo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde inicia trabalhos

Imprimir E-mail

A primeira reunião do Grupo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde foi realizada dia 16 de dezembro, quarta-feira, na sede da OPAS/OMS, com a participação de alunos da Cátedra UNESCO de Bioética da UnB, do gerente de Política de Recursos Humanos em Saúde, Félix Rigoli, da consultora do Programa de Cooperação Internacional em Saúde, Roberta Santos, e de Rodrigo Pires Campos, da Fiocruz/Brasília.

Os alunos que participaram da reunião de trabalho são: Cláudia W. Pereira, Lízia A. Silva, Teresa Verônica Ribeiro, Mariomar Teixeira e Thiago Cunha.

A reunião foi coordenada pelo Gerente do TC 41 - Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS no Brasil, José Paranaguá de Santana, que explicou que a formação do grupo de estudos tem o propósito de realizar uma reflexão crítica sobre as dimensões bioéticas nos processos de cooperação Sul-Sul. O grupo de estudos foi constituído em 13 de novembro, quando a proposta de sua formação foi apresentada em evento realizado no auditório da OPAS/OMS que contou com a participação do professor Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra UNESCO de Bioética da UnB.

As ações do grupo serão realizadas com o apoio da OPAS/OMS, mediante atuação consorciada do Centro de Relações Internacionais CRIS/Fiocruz e a Cátedra UNESCO de Bioética da UnB.

O plano de trabalho para o biênio 2010-11 incluirá quatro linhas de atividades:

- Repertório de referências bibliográficas: subsídios para a realização de estudos acadêmicos e iniciativas nas demais linhas de atuação do grupo de estudos;
- Seminários Propedêuticos: promoção de eventos que resultem em documentos de posicionamento conceitual e metodológico sobre os temas de estudos;
- Rede Colaborativa: organização de um sítio Web para propiciar a formação de conhecimento coletivo sobre essa área temática, a difusão e intercambio de informações;
- Projetos de Pesquisa: elaboração de projetos e busca de financiamento para realização de investigações e publicação de seus resultados.

O foco temático dessas atividades tem as seguintes prioridades:

- Bioética e Cooperação Sul-Sul em Saúde e Diplomacia.
- Vulnerabilidade em pesquisa nos Palop (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e Una-Sul (União das Nações da América do Sul).
 

Última atualização em Sex, 16 de Abril de 2010 15:21
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595