Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Brasil será sede de encontro de bioética dos países lusófonos

O Encontro de Bioética de Países Lusófonos será realizado em setembro de 2010, em Salvador, Bahia. A data foi definida em reunião da qual participou o consultor José Paranaguá de Santana, coordenador do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS, durante o VIII Congresso Brasileiro de Bioética, Direitos e Deveres do Mundo Globalizado, realizado em Búzios, Rio de Janeiro, de 24 a 26 de setembro.

A promoção do evento contará com apoio da OPAS/TC 41, no contexto do plano de trabalho do Grupo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, lançado em novembro, e cuja primeira reunião de trabalho ocorreu no dia 16 de dezembro na sede da OPAS/OMS, com a participação de alunos da Cátedra UNESCO de Bioética da UnB. Esse grupo de pesquisa tem sua ação fundamentada em quatro linhas de atividades: criação de um repertório de referências bibliográficas; realização de seminários propedêuticos; formação de uma rede colaborativa e realização de projetos de pesquisa.

De acordo com José Paranaguá de Santana, a discussão sobre bioética deve ser considerada na dimensão política e na perspectiva de contribuir para evitar, na condução da cooperação técnica Sul-Sul, os dilemas éticos que são hoje imputados à forma com que tem sido praticada a cooperação ou a ajuda internacional Norte-Sul.

Dezembro, 18/12/2009 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595