Boletins Panaftosa

Home Página Principal Brasil será sede de encontro de bioética dos países lusófonos

Programa de Cooperação Internacional em Saúde



Brasil será sede de encontro de bioética dos países lusófonos

O Encontro de Bioética de Países Lusófonos será realizado em setembro de 2010, em Salvador, Bahia. A data foi definida em reunião da qual participou o consultor José Paranaguá de Santana, coordenador do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS, durante o VIII Congresso Brasileiro de Bioética, Direitos e Deveres do Mundo Globalizado, realizado em Búzios, Rio de Janeiro, de 24 a 26 de setembro.

A promoção do evento contará com apoio da OPAS/TC 41, no contexto do plano de trabalho do Grupo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, lançado em novembro, e cuja primeira reunião de trabalho ocorreu no dia 16 de dezembro na sede da OPAS/OMS, com a participação de alunos da Cátedra UNESCO de Bioética da UnB. Esse grupo de pesquisa tem sua ação fundamentada em quatro linhas de atividades: criação de um repertório de referências bibliográficas; realização de seminários propedêuticos; formação de uma rede colaborativa e realização de projetos de pesquisa.

De acordo com José Paranaguá de Santana, a discussão sobre bioética deve ser considerada na dimensão política e na perspectiva de contribuir para evitar, na condução da cooperação técnica Sul-Sul, os dilemas éticos que são hoje imputados à forma com que tem sido praticada a cooperação ou a ajuda internacional Norte-Sul.

Dezembro, 18/12/2009 

 

 





Rede CADRHU/CIRHUS

 



 

Telessaúde

 

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595