Skip to content

V Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/AIDS

Imprimir E-mail

 nullCom o lema “A saúde, nosso direito; o acesso universal nossa meta; a não discriminação nosso desafio” foi realizado em Lima, Peru o V Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/AIDS e DST, no período de 18 a 23 de novembro. O Fórum, realizado a cada dois anos, constitui um espaço importante para a troca de experiências e a discussão dos desafios e oportunidades da resposta à epidemia do HIV/AIDS na Região.  A participação do Brasil foi robusta com 137 trabalhos aceitos entre pôsters e comunicações orais. Por parte da OPAS/OMS a participação foi bastante expressiva com a participação da equipe Regional de HIV/AIDS coordenada por Gottfried Hirnschall, e dos pontos focais nacionais de Bolívia, Honduras e Brasil. A OPAS Brasil foi representada por Pamela Bermúdez e Giovanni Ravasi.

 O Fórum foi organizado em três eixos transversais, sendo eles, a resposta à epidemia na Região no contexto do Acesso Universal, o Estigma e discriminação e a Participação social e multisetorialidade.  Destacam entre seus objetivos:  
1. Promover diretrizes para políticas públicas nacionais e regionais em torno do acesso universal, à prevenção, atenção e tratamento, no marco do respeito aos direitos humanos;
2. Compartilhar lições aprendidas e melhorar as práticas em todos os componentes: prevenção, atenção, intervenção, pesquisa e acesso à informação;
3. Promover a participação e o envolvimento multisetorial com equidade; Visualizar os avanços da resposta à epidemia na região por meio do cumprimento dos compromissos internacionais assumidos em matéria de HIV.
Pamela Bermudez, ponto focal de HIV/AIDS da OPAS no Brasil, apresentou uma comunicação oral sobre Acesso Universal no III Simposio Latino-americano e Caribenho AIDS, Igreja, Acesso Universal e Direitos Humanos, organizado pelo  Núcleo Animador da  Rede Católica frente ao HIV/AIDS.
Giovanni Ravasi, assessor regional da OPAS para fármaco-resistência do HIV participou como expositor num painel que discutiu os retos que apresenta a resistência aos anti-retrovirais nos programas de tratamento: na Região.
Durante a realização do Fórum a OPAS lançou a Iniciativa Regional para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis e da publicação RETOS planteados por la epidemia de VIH en América latina y el Caribe 2009, disponível em inglês e espanhol. Também foi lançado o documental Translatina, uma reportagem sobre travestis e transexuais na Região.  (Incluir documento em PDF).
O próximo fórum, previsto para o ano de 2012, vai ser sediado pelo Brasil.
Acesse aqui o site da Iniciativa Regional para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis (www.paho.org/iniciativadeeliminacion)

Última atualização em Seg, 21 de Dezembro de 2009 12:15

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595