Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

2ª Reunião de avaliação e realinhamento do TC – 38

 Foi realizada nesta quarta-feira (16), no auditório da Funasa/Presi, a 2ª Reunião de Avaliação e Realinhamento do 3º Termo de Ajuste ao Termo de Cooperação Técnica (TC 38) entre a Funasa e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

 O acordo prevê o fortalecimento da instituição com a qualificação dos técnicos do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp) e do Departamento de Saúde Indígena (Desai).

Estiveram presentes na abertura da reunião, pela manhã, a diretora do Depin, Sheila Rezende, o coordenador-geral de Atenção à Saúde Indígena (CGASI), Flávio Pereira Nunes, o coordenador-geral de Engenharia Sanitária (Cgsa), Pedro Villar, o coordenador da Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental/OPAS, Diego Gonzalez, os Profissionais Nacionais Bernardino Vitoy da Unidade Técnica de Saúde Alimentar/OPAS e Leonardo Decina Laterza/Saúde Ambiental/OPAS  e técnicos da Funasa.

 A parceria entre a OPAS e a Funasa é muito importante, pois permite a qualificação do quadro técnico da instituição o que é essencial para seu fortalecimento”, afirmou a diretora do Depin, Sheila Rezende. Segundo ela, o objetivo da reunião é apresentar os produtos gerados pelos técnicos que atuam no Densp e Desai que foram selecionados como relevantes para a Fundação.
“A idéia é que essa reunião marque o início de uma discussão rica em resultados para que possamos efetivamente alcançar o fortalecimento da Funasa, principalmente com a transferência de conhecimento”, sublinhou Sheila Rezende.

Junto com as apresentações dos produtos pelos técnicos OPAS/FUNASA foram apresentado pelas Profissionais Nacionais Eliane Santos e Gisela da OPAS, na área de Gestão do Conhecimento da Informação, “Novas ferramentas de intercâmbio de informações utilizando as novas tecnologias e as redes de relacionamento virtual para facilitar o aprendizado em rede” e “Instrumentos Administrativos para Capacitação”.

O coordenador da Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental/OPAS, Diego Gonzalez, chamou a atenção para a tendência de se utilizar videoconferências e métodos de ensino a distância. “A Funasa, como fornecedora de conhecimento nas áreas de engenharia, infra-estrutura, educação em saúde e saúde indígena, deverá se beneficiar dessas novas tecnologias para atender com maior agilidade a sua estrutura. Com o TC 38 poderemos viabilizar capacitações via internet o que reduz o consumo de tempo e investimento financeiro”, frisou Gonzalez.

Active Image

Active Image

 

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595