Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Sobre o Projeto ARCO
Arco Notícias, o que é e para que serve
 
Como surgiu

O informativo eletrônico Arco Notícias foi distribuído pela primeira vez em outubro de 2007.  Sua criação correu no âmbito da Unidade Técnica de Políticas de Recursos Humanos em Saúde (UTPRHS) da Gerência de Sistemas de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Atualmente, a publicação encontra-se sob a coordenação direta do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS no Brasil, cuja gerência é exercida pelo consultor José Paranaguá de Santana.

Foco de interesse

O Arco Notícias tem como foco iniciativas relacionadas as redes de conhecimento em saúde, observatórios de recursos humanos, ações de recursos humanos em saúde, estratégias de inovação em saúde, novas tecnologias em saúde e de informação e comunicação (TICs), financiamento de pesquisas e outros temas interrelacionados à saúde e também interinstitucionais e interagências.

O principal diferencial do informativo eletrônico, em relação a outras publicações na web, reside no fato de não produzir notícias e sim referenciá-las. O Arco divulga um pequeno extrato sobre a informação de interesse que é linkado à notícia original que, por sua vez, está publicada em algum endereço eletrônico do infinito mundo da rede mundial de computadores.

Como funciona

O modelo de gestão do conhecimento adotado pelo Arco Notícias é centralizado no Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) e compartilhado por uma assessoria. As notícias selecionadas para as suas duas edições mensais são analisadas no âmbito do Prorgama. Após a aprovação do conteúdo, o Arco é enviado para um e-grupo que guarda alguma relação com o tema “recursos humanos” e publicado na página do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) no site da OPAS/OMS.

A ferramenta Arco Notícias rompe com um paradigma comunicacional, que é a produção da informação como notícia. O Arco não produz informação e sim a referencia. No modelo Arco não há produção e sim um amplo trabalho de pesquisa, redação de um extrato a partir do texto original, e redirecionamento para a URL hospedeira da informação.

O que o Arco faz é tornar acessível um serviço: a informação de interesse coletivo, que agrega valor, que gera capital social e que tem potencial para gerar conhecimento. Some-se a essas características a possibilidade do destinatário do informativo isolar de seu conjunto uma ou mais notícias de seu interesse específico e replicá-la em sua rede social, seja ela um e-grupo, blog ou twitter.

Novo modelo

Em mundo cada vez mais tecnológico e com milhares de especificidades relacionadas ao co-working, que é o encontro real de profissionais que trabalham em projetos independentes mas que compartilham interesses comuns, de criar sinergia, troca de ideias e de conhecimento, o Arco Notícias cumpre o papel de provocar esses encontros ao disponibilizar informações com potencial para a motivação solidária: capacitações, qualificações, seminários etc.

Outra ação inovadora que caracteriza o perfil do Arco Notícias é o seu papel de Bridge-Blogging, ou Blogagem-Ponte ou, ainda, Blog de Ponte. O Arco não é de fato um blog, mas desempenha o papel proposto por alguns blogs que é o de buscar informações de interesse de grupos específicos, e que estão dispersas na web, e publicá-las em um único espaço.

Outra característica do Blog Ponte é simplificar a linguagem da informação. No caso do Arco, as informações por mais técnicas que sejam, são simplificadas no título e a na sinopse publicadas no informativo. Um Bridge-Blogging “puro sangue” é o Observatório de RH, que compila todos os temas focados em recursos humanos e os torna de fácil entendimento ao comentar ou resumir a informação.

 
 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595